[MDS] Tutorial: GUERRAS

[MDS] Tutorial: GUERRAS

Mensagempor Thydan » 12 mar 2014, 21:52

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem


TUTORIAL: GUERRAS
Imagem
Imagem

 Quando entras neste menu são-te apresentadas várias campanhas militares:

  - Campanha do Dia;
  - Campanhas do teu País;
  - Campanhas dos teus Aliados: campanhas que envolvem os países que possuem MPP (Tratado de Proteção Mútua) com o teu;
  - Todas as Campanhas.

Imagem

As batalhas são todas iguais?

 Existem dois tipos de batalhas:

  - As diretas, em que um país declara outro como inimigo natural e lhe tenta conquistar um território;

  - As Guerras de Resistência (RW), aquelas em que se tenta reconquistar um território ocupado por uma outra nação. Estas pode ser abertas por qualquer jogador, bastando que haja apoio de 10 jogadores, a um custo de 1000 PTE. Há ainda a particularidade de não ser possível receber apoio direto de aliados nas RW;

Imagem

Posso lutar em qualquer campanha?

 Podes lutar em qualquer batalha, seja ela referente ao teu país ou um aliado ou seja de um país que nada tenha a ver com o teu (as campanhas listadas em "Todas as Campanhas"). Neste último caso terás que te deslocar (viajar) para um território do país pelo qual queres combater ou de um seu aliado, pagando para isso um bilhete de viagem.

Imagem

 Para lutares em uma guerra de resistência, deves estar no país que domina o território, não importa para qual dos dois lados lutes nem os aliados destes países.

Exemplo: Digamos que Portugal esteja a ser invadida pela Canilásia (país fictício para evitar que este tutorial provoque problemas diplomáticos), e esta infame nação conquistou o território de Madeira. Para lutares por Portugal em uma guerra para libertar Madeira, deves viajar até qualquer território da Canilásia.

O preço da viagem é sempre o mesmo?

 Os países do eRepublik estão distribuídos por zonas e o preço das viagens varia consoante a distância entre zonas, sendo obviamente mais caro quanto mais longe for o local para onde te queres mover.

 Podes, contudo, tornar a viagem mais barata se, em vez de te deslocares para o local da batalha, o fizeres para o território de um país aliado daquele onde decorre a batalha.

Nota: Para consultar os aliados deves deslocar-te à página do país que pretendes apoiar em batalha e verificar quais os MPP que possui no separador “Militar”.

Imagem

Como contam os pontos de uma batalha?

 A batalha termina quando um dos países consegue 1800 pontos. Os pontos são conseguidos em função do tempo que se mantém a barra de batalha acima dos 50%. Por cada minuto que a barra está do outro lado (acima dos 50%) o país recebe pontos.

 Quando a barra está manifestamente do lado contrário, não há necessidade de lutar, pois estamos a desperdiçar dano. Por isso se diz que não deves lutar com a barra acima dos 52%.

Imagem

Qual a duração de uma batalha?

 Como já sabes, a batalha termina aos 1800 pontos, mas esses pontos não são atribuídos de igual forma ao longo da batalha. Há 4 períodos de 30 minutos sendo os pontos ditribuídos conforme mostrado na figura abaixo.

 No 1º período, há 300 pontos em jogo, no 2º há 600 pontos, no 3º há 900 pontos. Se um país conseguir todos os pontos desta hora e meia, obtém os 1800 pontos e termina a batalha. O 4º período tem mais 1800 pontos, logo o jogo termina no máximo às 2 horas de batalha.

 Por aqui se pode ver que é importante coordenar o dano, com amigos ou na Unidade Militar de forma a não gastar tudo logo nos primeiros segundos da batalha.

Imagem

Quando acaba a Campanha?

 Cada divisão contribui com um número diferente de pontos por cada batalha ganha. O primeiro país a chegar aos 94 pontos vence a campanha e conquista ou mantém o território em causa.

Imagem

A Batalha

 Agora que já conhecemos o “Campo de Batalha”, estamos prontos para a guerra. Para tal, basta-nos clicar no botão “LUTAR” e diversos inimigos virtuais (não estão necessariamente a lutar, são indivíduos estacionados no território em causa) vão surgindo e desaparecendo na sua frente à medida que lutas e o teu dano vai sendo contabilizado.

Imagem

 Na tela, também aparecem os outros jogadores que estão a lutar nesta batalha. Pelo ícone deles (de soldado a tanque) podes saber de que divisão são, conforme a figura abaixo:

Imagem

 Existem eventos que permitem a um jogador obter uma imagem diferente (ou skin), mas nestes casos a divisão aparece junto ao ícone. Se conseguires uma nova skin em um destes eventos, podes alterá-la clicando no terceiro botão do conjunto de ícones do canto inferior direito (veja em "Guerrilha", mais abaixo, uma imagem detalhando estes ícones).

Tiros e Energia

 Quando clicas no botão “LUTAR” não estás a dar um único tiro, mas sim tantos quantos os necessários para eliminar o inimigo. Por cada tiro são-te retirados 10 de energia (que é igual a 1ff) e ganhas 1 de XP.

 A quantidade de energia que possuir é limitada. A partir do nível 21 tens uma barra de energia de 500 (50ff) e tens uma reserva até outro tanto. Podes recuperar 1ff a cada 6 minutos, portanto, 10ff numa hora.

 Podes recuperar energia clicando no ícone do pão à esquerda do botão de "Lutar", ou na barra lateral à esquerda, onde consta o link para o seu perfil e a listagem de golds e PTEs possuídos.

Imagem

Barras de Energia

 Poderás ainda usar barras de energia, mas só as deves gastar nos casos de muita necessidade (porque estamos a perder a batalha ou porque lutas por uma medalha de Herói de Batalha, etc.).

Imagem

 Mais uma vez se vê a necessidade de lutar apenas quando a barra está abaixo dos 52% para poupar energia que poderá fazer falta mais à frente. A zona a verde mais claro da barra de energia, representa o que ainda se pode recuperar.

Imagem

As Armas

 Podes lutar sem armas, mas o teu dano será tanto maior quanto melhor for a arma que usas. Além disso sem armas acumulas muito XP ao lutar, pois precisarás de uma maior quantidade de tiros para derrotar um inimigo. Estas podem ser adquiridas no mercado local e estão divididas em 7 tipos: Q1 a Q7. Existem ainda outros tipos de armas, como as bazucas e os mísseis. Esta informação encontra-se detalhada no tutorial "Meus lugares", na parte 3 (Armazém).

 Podes mudar de arma clicando no ícone à direita do botão de "Lutar".

Dica: Entre as armas disponíveis no mercado, prefiras sempre lutar com armas Q7, pois estas causam a maior quantidade de dano por tiro, levando a um menor ganho de XP ao atacar.

Guerrilhas

 Após derrotares 5 inimigos, aparecerá na parte inferior da página um ícone verde. Este ícone lhe permite participar das guerrilhas, que são o modo de luta "PvP" (Player vs. Player) no eRepublik. Este modo é totalmente opcional - se não te divertes com ele, podes ignorá-lo sem problema algum.

 Iremos aqui dar um breve apanhado de como estas lutas funcionam. Para mais detalhes, consulte a wiki do jogo

Imagem

 Para participar de uma luta de guerrilha, clica no ícone verde; se houver 1 ou mais "inimigo encontrado" (ou seja, outros jogadores que clicaram no ícone), irás ser redirecionado para a página de luta de guerrilha. Se não houver, o jogo irá esperar até que outro jogador clique para participar (tu irás ser um "inimigo encontrado" para os outros jogadores). Note que o jogador com o qual irás lutar não tem relação alguma com a batalha que estás a participar - ele pode ser qualquer jogador de qualquer batalha, aliado ou inimigo, desde que ele também esteja disposto a participar das guerrilhas.

Nota: lutas de guerrilha não são possíveis após algum lado ter mais de 1400 pontos em uma batalha.

 Na guerrilha, irás enfrentar diretamente um outro jogador em uma luta um a um, dividida em turnos. Em cada turno, deves escolher uma ação, como dar um tiro, se deslocar, tentar se esquivar etc. Cada jogador possui 100 de energia dentro desta luta, e vence quem for o primeiro a zerar a energia do inimigo. Vencendo ou perdendo, dependendo de quanto de energia tiraste do adversário, seu dano na batalha aumentará.

Atenção: estes 100 pontos de energia serão deduzidos do seu total. Se tiveres menos de 100 energia ao iniciar a guerrilha, irás começá-la com menos de 100.

Imagem

 Na parte inferior esquerda estão duas barras: a de cima indica tua energia e a de baixo a defesa adicional proporcionada por armaduras e capacetes. Se estiveres usando algum destes itens, antes de perderes energia irás perder pontos de defesa.

 Para atacar, usa o ícone ao lado esquerdo das setas de movimento, "Disparar". Se tua arma tiver carregada, irás atirar; se acertar (a chance de acerto está listada acima do botão), causarás dano. Se tua munição acabar, esta opção será "Recarregar", para colocar um novo conjunto de munições na arma, ou "Change Weapon", quanto acabaram as reservas de munição, caso no qual deves jogar a arma fora e escolher uma nova.

 Do lado direito, encontra-se o ícone de "Evasão", que lhe permite ter uma chance maior de naquele turno escapar do tiro do adversário. Se tiveres granadas (listadas acima do botão), ao esquivar-se irás jogá-las no inimigo e por conseguinte causar algum dano.

 Existem diferentes tipos de armas na guerrilha, cada uma mais apropriada para uma dada distância (a chance de acerto dela muda conforme a distância). Portanto, se estiveres em uma distância inadequada deves mudar de arma (clica no ícone da arma ao canto inferior direito da tela) ou mudar de posição (os ícones de "Mover", para mais perto ou para distante do inimigo). Lembra-te de que ao deslocar-te não irás atacar naquele turno.

Importante: nas guerrilhas, se tiveres mais vitórias que derrotas receberás um bônus de dano a cada ataque causado. Se tiveres este bônus, suas chances de vitória são em muito aumentadas. Podes ver quantas vitórias e derrotas tens no seu perfil

Imagem

Dica: Guerrilhas são muito úteis para os jogadores das divisões inferiores, pois permitem dar uma boa quantidade de dano sem ganho de XP, mesmo que percas. Também são boas para ajudar a ganhar as medalhas de BH (Herói de Batalha), pelo mesmo motivo. Note que as guerrilhas não acrescentam na quantidade de "mortes" ou "kills", como as necessárias para se cumprir a "Ordem Diária" da tua Unidade Militar (veja abaixo, em Unidade Militar).

Inventário de Guerrilha

 Antes de lutar em uma guerrilha, deves consultar a página de Inventário, nas quais constam todos os teus itens destinados a luta de guerrilhas.

Imagem

 Nela, podes alterar seus equipamentos ou comprar novos. Podes escolher a arma que começa segurando, um capacete, uma armadura, uma bota, um conjunto de granadas e três armas reserva, para quando acabarem as munições da sua arma principal.
Veja a descrição de cada item no inventario para saber suas características.

Dica: economiza teu gold e compra só os itens que custam PTEs, que são relativamente baratos. Na verdade, nem estes precisarás comprar muito, pois eventualmente ganharás itens de guerrilha em mini-eventos como a "Roleta do Poder" - vais ganhar estes itens até se fartar ;)

Dica 2: sempre consulta a durabilidade das armaduras e a quantidade de munições reserva antes de entrar em uma luta de guerrilha no inventário. Usa armas que estejam com todas as munições normais e reserva e armaduras com toda a durabilidade.

Unidade Militar

 Uma Unidade Militar (MU) é um exército. Em Portugal tens o exército estatal, as FAP, e tens também vários exércitos privados. Ao entrares numa MU passas a dispôr de uma missão diária que aparece na página inicial da tua conta, a “Ordem Diária”. Se cumprires esta missão (25 mortes na batalha definida pelo exército), ganhas 1 barra de energia e 1 bazuca em peças.

 Deves ter noção que não basta entrar numa MU, depois de fazeres parte desse exército tens que seguir as regras desta MU; se fores de nível e força baixos, provavelmente a ordem será para não lutar (ou não lutar muito), e apenas treinares para aumentar a tua força. Algumas MU’s fazem distribuição de comida e armas em batalhas importantes. Outras emprestam "gold" aos novos membros para que estes melhorem seus campos de treino (que foram detalhados no tutorial "Os Meus Lugares")

Imagem
Imagem
Fim do Tutorial
Chegamos ao fim deste tutorial. Obrigado pela paciência que tiveste, enquanto novato, ao ler tudo isto até ao fim. Esperemos que este texto tenha sido útil para a tua eVida!
Imagem

Esclarecimentos, dúvidas ou questões? Entra em contacto com o teu Governo.

Sem mais de momento,

A equipa do MDS de Maio de 2013,
Dr. Dog, António Seguro, MF95, Elcabri, eKayser, Nunopeb1, Sr.Whoopee

A equipa do MDS de Abril de 2014,
ameryco, Anadrii, Filipe de Cabanas, Flame, Hugo Bettencourt, Thydan

A equipa do MDS de Janeiro de 2016,
Gmtavares, Alvaro Cunhal, Pony do Inferno, Daniel Joaquim
Avatar do Utilizador
Thydan
Napoleon
 
Mensagens: 692
Registado: 11 nov 2013, 22:45
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante