Economia: Food & Grain

O Clube dos Empresários... e analistas.

Economia: Food & Grain

Mensagempor BigBoss1 » 24 mar 2011, 20:40

Boa tarde pessoal,

Como homem ligado à economia, escolhi este tema para fazer uma abordagem um pouco mais séria daquilo que se passa aqui no nosso ePortugal. Apenas vou falar do Grain e da Food pois são os mercados que tenho andado mais por dentro (ainda que apenas veja o de Grain por fora, não actuando directamente).

Vou ser directo. Não percebo os impostos que estão implementados. É verdade que se lá estão, é porque fazem/fizeram sentido, mas não consigo entender.


- O imposto de importação do Grain é aceitável, sem dúvida, pois deverá ser um imposto que não deixe empresas estrangeiras intervir neste mercado.

- O imposto de importação da Food, olhando para o Grain, não me parece ter cabimento. Se a produção de Grain, no nosso país, é um ponto forte, que tem uma excelente relação produtividade/preço, porque é que só temos 5% de imposto aqui? Não deveria ser algo do mesmo género do Grain? Se temos o nosso Grain e se queremos uma Economia forte, temos de o aproveitar, incentivar as empresas portuguesas a "monopolizar" o nosso mercado, apenas em relação às empresas exteriores! Há que aumentar o importo de importação da Food.

- Sobre os impostos de renda, não me vou alongar muito, mas pelo que pude perceber, não faria sentido aumentá-lo e diminuir no IVA? Pelo que vi, as empresas de Food que temos não são em grande parte estatais, pelo que seria uma fonte de rendimento, já que há muitas empresas deste género, e também incentivaríamos à compra de Food no nosso país e em maiores quantidades. É claro que ao diminuir o IVA diminuiríamos algumas receitas, mas penso que poderiam ser compensadas do outro lado, gerando ainda mais rendimentos. É claro que apenas falo numa abordagem não muito aprofundada, mas que se fosse para ir para a frente, penso que tivesse pés e cabeça.


Criei este tópico aqui, pois não planeio gastar já 2 Gold num jornal (que poderia muito bem ser um fracasso), nem a mandar pm's para o pessoal. Assim também planeio obter novas opiniões.

Obrigado.
BigBoss1
Newbie
 
Mensagens: 5
Registado: 11 mar 2011, 20:20
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Re: Economia: Food & Grain

Mensagempor M4st3rM1nd » 24 mar 2011, 21:37

A tax import foi colocada a 5% para todos os produtos, uns dias depois apareceu a revolução no módulo económico e então alterou-se "à pressa" a tax import do grain e iron. É algo a discutir depois das eleições do congresso de amanhã.

O IVA é pago pelo produtores, o Income Tax é pago pelos trabalhadores (é a % que pagam do seu salário ao estado). Se aumentarmos o Income estamos a penalizar os trabalhadores que irão receber menos dinheiro.
A única forma dos empresários pagarem impostos é através do IVA. Quanto muito poderíamos era subir mais o IVA e não diminui-lo :)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
M4st3rM1nd
Napoleon
 
Mensagens: 991
Registado: 22 fev 2011, 18:34
Highscores: 1
Profile @ eRepublik


Voltar para Economia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron