Efeitos do salário mínimo

O Clube dos Empresários... e analistas.

Efeitos do salário mínimo

Mensagempor Timeu » 27 mar 2013, 22:09

In a nutshell: se está bem, continuará bem; se está mal, ficará bem.

Estava a ler isto e comecei pensar no assunto...

Em princípio, a alteração do salário do mínimo para qualquer montante não deve ter efeitos na e-economia. O que interessa para o seu bom funcionamento são os preços relativos, e no jogo os preços podem ajustar-se perfeitamente, sem limites e rapidamente. Portanto, desde que não haja limites ao ajuste dos preços, não deve haver nenhum problema.

Os possíveis efeitos que o aumento do salário mínimo são estes:
- aumento dos preços;
- transferência de parte do rendimento daqueles que não são afectados pela medida para quem é afectado;
- transferir lucros do empresário para os trabalhadores menos qualificados
- diminuição da oferta de emprego para os menos qualificados.

Os últimos três são efeitos distorcedores, mas tendem a desaparecer com o passar do tempo e a dar lugar ao aumento dos preços, para que os preços relativos voltem ao equilíbrio. Acabamos no mesmo sítio onde começámos.

No entanto, esta proposta tem o seu mérito em efeitos mais subtis. Como na proposta o salário mínimo passaria a ser superior a quase todos os salários em exercício, isso vai obrigar a que todos os jogadores façam contas sobre quais os preços e salários a exercer, pelo que se houvesse algum desajuste antes da proposta será resolvida nesse tempo.

Por exemplo, se suspeitar que os trabalhadores em geral têm salários demasiado baixos ou altos, essa situação seria resolvida com esta proposta. Se antes da proposta, tudo estiver em equilíbrio, então basta aumentar os preços e restantes salários na mesma magnitude que o salário mínimo.

Passando para os seus efeitos numa economia aberta.

Se a taxa de câmbio for perfeitamente flexível, então não há problema. Mas essa hipótese neste jogo não é válida. Para tudo ficar na mesma, o taxa de câmbio tinha que aumentar (ao incerto) exactamente na mesma magnitude que o salário mínimo, isto é, tinham que começar logo a despejar PTE no mercado.

Tarde ou cedo, a taxa de câmbio regressaria a equilíbrio, mas até lá seriamos invadidos por importações.

No entanto, há outro mecanismo que iria afectar a taxa de câmbio e é capaz de causar uma espécie de recessão em ePortugal. Como todos os preços aumentam, a necessidade de liquidez, de ter dinheiro na nossa carteira para nos precaver de algum problema, aumenta. Se esse aumento for brutal, então os agentes começam (i) a preferir a guardar dinheiro que a despendê-lo, o que diminuiria a procura a pique e daí provocando uma recessão no jogo; (ii) a aumentar as reservas de PTE, pelo que a procura por PTE aumentaria no mercado monetário.

Como exemplo do parágrafo anterior, temos o caso do gold no jogo, em que a procura excede (ou excedia no meu tempo) em muito a sua oferta, pelo que o mercado tende a ser ilíquido, e os jogadores que não estão dispostos a comprar gold tendem a ter reservas de gold elevadas.

Isto só é válido, se a oferta de moeda (PTE) é fixa, isto é, se para se criar PTE tem que ser o Governo a emitir o dinheiro por decreto em troca de gold. Que creio ser ainda o caso. Mas deixem dizer que acho que o caso é um tanto improvável. Não sei quando PTE há no jogo ou a sua distribuição, pelo que não sei ao certo a alteração que tenderia a provocar isto, mas é possível.

Esta aqui a minha análise sobre os efeitos do aumento do salário mínimo. Deixei de fora alguns pormenores, mas não os considero relevantes. Agora gostaria de saber se me podiam elucidar sobre alguns pormenores no jogo, como a criação de PTE e que restrições podemos impor (ou são impostas) quando se cria um posto de trabalho, e a vossa opinião em geral.
Timeu
Alexander the Great

Registado: 26 ago 2008, 02:02
Highscores: 0

Re: Efeitos do salário mínimo

Mensagempor Timeu » 29 mar 2013, 05:35

Por favor, não comentem todos ao mesmo tempo que não consigo dar vazão a tanta procura.
Timeu
Alexander the Great

Mensagempor Dr. Dog » 29 mar 2013, 18:17

Provavelmente, foste tao esclarecedor que nem deixaste margem pra duvidas :P
Imagem
Dr. Dog
Plato Wanna be

Registado: 27 jan 2013, 22:49
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jack Pirate » 02 abr 2013, 09:55

O melhor para evitar os efeitos de importação maciça e outros é fazer o aumento faseado, 20% ao mês penso ser exequível. Até porque evitaria uma emissão de moeda tão acentuada.

Penso que seja uma analise correcta mas académica. Nao sabemos qual a reacção do mercado a isto.
Imagem
Jack Pirate
Caesar

Registado: 31 mar 2013, 12:08
Profile @ eRepublik

Mensagempor NunoBaton » 02 abr 2013, 11:19

Timeu Escreveu:Os possíveis efeitos que o aumento do salário mínimo são estes:
- aumento dos preços;
- transferência de parte do rendimento daqueles que não são afectados pela medida para quem é afectado;
- transferir lucros do empresário para os trabalhadores menos qualificados
- diminuição da oferta de emprego para os menos qualificados.

Estás a falar de efeitos RL. Não se pode aplicar este conceitos ao eRepublik.

Por exemplo, Não existem trabalhadores menos qualificados.... todos trabalham o mesmo, seja o gajo que começou a jogar hoje ou eu que já aqui ando à uns anos.

Aumentar o salario minimo, desde que não seja perto ou superior do valor maximo do mercado, apenas têm impacto para as MU's que operam no mercado nacional e que utilizam o salario minimo para pagar aos soldados, fazendo depois distribuição de armas ou comida.
Imagem
NunoBaton
Plato Wanna be

Registado: 22 jan 2010, 22:26
Highscores: 5
Profile @ eRepublik

Mensagempor Timeu » 03 abr 2013, 20:37

Nope. São os efeitos no modelo, no jogo. Se fosse a RL, ainda podia acrescentar mais umas, mas neste modelo não se manifestam.

No meu tempo, cada um produzia consoante o seu nível. Se todos produzem o mesmo indiscriminadamente, qual é a principal força que justifica as diferenças salariais agora?
Timeu
Alexander the Great

Mensagempor NunoBaton » 03 abr 2013, 22:09

São os bonus de produção que cada país tem e os impostos. Se não fosse isso, os preços seriam quase todos iguais, tirando as variações da oferta e da procura.
Imagem
NunoBaton
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Timeu » 06 abr 2013, 21:54

É possível ver a distribuição dos salários portugueses?

Dito de outra forma, quero ver os salários que são paga a todos os trabalhadores ou então uma amostra generosa.
Timeu
Alexander the Great

Mensagempor NunoBaton » 06 abr 2013, 22:25

Penso que não. O grande problema para quem gosta de analisar a economia é que o erep não fornece dados.
Imagem
NunoBaton
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Maximilian Von Evil » 07 abr 2013, 00:00

Timeu Escreveu:É possível ver a distribuição dos salários portugueses?

Dito de outra forma, quero ver os salários que são paga a todos os trabalhadores ou então uma amostra generosa.

O eRep não fornece esses dados, por isso há que arranjar alternativas (geralmente menos exactas que os dados certos mas não vejo melhor alternativa....)....mas uma sondagem sobre isso é uma das ideias que tenho para apresentar no PTE (quando estiver completamente formado)
Hoje Portugal...Amanhã O MUNDO!
Maximilian Von Evil
Lana

Registado: 03 fev 2013, 16:01
Profile @ eRepublik

Mensagempor fmigpaulo » 07 abr 2013, 00:55

http://www.erepublikanalyzer.com/

Alguém me falou deste site à pouco tempo. Fui uma vez e agora, aquilo estava muito atualizado (pode ter sido sorte).
É capaz de te dar jeito.
fmigpaulo
Caesar

Registado: 28 jul 2009, 18:28
Profile @ eRepublik

Mensagempor Maximilian Von Evil » 07 abr 2013, 02:50

fmigpaulo Escreveu:http://www.erepublikanalyzer.com/

Alguém me falou deste site à pouco tempo. Fui uma vez e agora, aquilo estava muito atualizado (pode ter sido sorte).
É capaz de te dar jeito.

Esse site geralmente tem boas informações, e numa das suas divisões tem de facto o ordenado médio....o problema que eu tenho com esse site é que não sei a metodologia, nem tenho dados complementares.....vou ver se consigo explicar neste caso concreto:

O ordenado apresentado é o médio, mas nessa recolha de informação não sabes quantos indivíduos são:

- Trabalhadores de MU's, logo com direito a distribuição.

- Trabalhadores independentes, sem MU e distribuição.

O problema reside por exemplo neste caso:

- Nos EUA o ordenado geralmente são 13/15 cc

- Mas na MU para quem eu trabalhei recebia apenas 5 cc

Olhando para uma média simples poderia ficar logo aqui com uma quantidade de erros na análise:

- O ordenado médio fica muito mais baixo do que na realidade, visto que parte dos rendimentos dos jogadores da MU não provem do trabalho (são pagos em distribuição).

- Parte desses ordenados não vai fazer parte do mercado de compras, visto que com distribuição não há necessidade de gastar dinheiro nisso.....

Logo, um censo ao rendimento médio dos cidadãos teria de incluir:

1 - Rendimento Liquido(ex: 5 cc, 15 cc, etc)

2 - Tem direito/usa a distribuição?

Logo aqui, numa simples comparação de dois dados ficamos a saber:

1 - Quem usa e não usa o mercado para se abastecer.

2 - Quem são os verdadeiros "pobres" e os falsos "pobres" da nação.

3 - O verdadeiro ordenado médio dos que trabalham nas MU's e dos que não trabalham nas MU's

Como veem, algo completamente digno de uma análise, quer dizer, penso eu....
Hoje Portugal...Amanhã O MUNDO!
Maximilian Von Evil
Lana

Registado: 03 fev 2013, 16:01
Profile @ eRepublik

Mensagempor Timeu » 07 abr 2013, 22:45

Não me dou com isso... Onde estão essas médias para os salários no eAnalyzer?

Se disserem o desvio-padrão, sempre é possível concluir algo. Mas estou desconfiado que a distribuição é multimodal.
Timeu
Alexander the Great

Voltar para Economia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante