FIE

FIE

Mensagempor Citizen 99 » 13 mar 2014, 20:43

Olá,

Eu gostaria que me esclarecessem quantas orgs estão a ser usadas pelo FIE. Quanto por mês é gerado por cada org?

Quais são as limitações para aumentar esse rendimento? "mão de obra" ou apenas orgs disponíveis?

Se tivessem mais orgs poderiam aumentar mais o rendimento?

Ou se possível que expliquem como tem funcionado o FIE.

Cumps,
Citizen 99
Citizen 99
Napoleon

Registado: 03 abr 2013, 00:31
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Re: FIE

Mensagempor SanosukePT » 14 mar 2014, 01:50

Os dados relativos ao FIE, são públicos e podem ser consultados aqui.
SanosukePT
Plato Wanna be

Registado: 10 Oct 2013, 23:45
Highscores: 1
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 14 mar 2014, 02:01

Sim, mas repara que isso não responde a todas as minhas perguntas. Podes tu responder-me a elas? Isto era mais dirigido ao MoF daí ter colocado neste fórum, mas ficaria contente também com outros a responder.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 14 mar 2014, 02:18

Se tivesse mais respostas, já as teria dado. Como ainda estou na fase de aprendizagem, não me leves a mal, mas seria somente uma opinião e não uma informação.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor ReiLusitano » 15 mar 2014, 15:14

Citizen 99 Escreveu:Olá,

Eu gostaria que me esclarecessem quantas orgs estão a ser usadas pelo FIE. Quanto por mês é gerado por cada org?

Quais são as limitações para aumentar esse rendimento? "mão de obra" ou apenas orgs disponíveis?

Se tivessem mais orgs poderiam aumentar mais o rendimento?

Ou se possível que expliquem como tem funcionado o FIE.

Cumps,
Citizen 99

Respostas:

1-Estão a ser usadas as 5 Orgs que o Governo tem à sua disposição neste momento (as outras 2 estão emprestadas).
2-Não há um valor específico de quanto é gerado por mês em cada Org, visto depender se a ordem de compra de gold é bem sucedida ou não (muitas vezes o pte retorna sem conseguirmos comprar gold nenhum).
3-Para aumentar o rendimento, o ideal seria ter mais Orgs, pois teríamos mais probabilidade de sucesso na compra do gold (mais Orgs = mais tentativas).
4-A "mão de obra" não é relevante de momento, só o seria se fossem muitas Orgs para gerir.

O FIE tem um funcionamente simples de explicar: compramos gold ao valor x e vendemos o mesmo gold ao valor y, sendo y>x e a resultante diferença o respectivo lucro. O valor mínimo do FIE é de 80 000 pte por Org, num total de 400 000 pte, mas o MoF pode aumentar este valor conforme assim entender desde que disponha dos fundos necessários.

Acho que já respondi a tudo. Se tiveres mais questões, podes colocar. :D :wink:
Dei Gratiae, Rex Portugaliae, Rex Portugalensium
"Pela Graça de Deus, Rei de Portugal, Rei dos Portugueses"
"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada." - Edmund Burke
Click here to know more about me
Imagem
ReiLusitano
Pain in tha ass

Registado: 11 jul 2011, 16:17
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 15 mar 2014, 15:42

Obrigado pelos esclarecimentos, mas em relação a este ponto:

Não há um valor específico de quanto é gerado por mês em cada Org,

Certo, é aleatório qual das ofertas de cada org é escolhida, mas em média a longo prazo tendem a ser as mesmas vezes que cada org é escolhida, certo?

3-Para aumentar o rendimento, o ideal seria ter mais Orgs, pois teríamos mais probabilidade de sucesso na compra do gold (mais Orgs = mais tentativas).

Tendo isto em conta, é razoável esperar que tendo agora o MOF acesso a 5 Orgs se estas aumentassem para 6 este iria ter um aumento de 20% das receitas do FIE? E se tivesse antes 7 Orgs que poderiamos esperar 40% de aumento da receitas actuais do FIE?

Ou seja, a pergunta é se a probabilidade de sucesso na compra de gold de cada org é independente da quantidade de orgs usadas? Isto é o que assumo quando digo que é razoável esperar um aumento de 40% da receita do FIE se este aumenta-se de 5 orgs para 7 orgs.

Em termos absolutos, tendo em conta que no mês passado a FIE teve de receita 9,116.41 PTE, 20% disto significa cerca de 1822 PTE de receita por mês associado a cada Org.

Portanto é razoável dizer-se que se o MOF fizesse uso das 7 Orgs este deveria no mês passado ter aproximadamente um aumento da receita para 12,763 PTE (+3647 PTE)?
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor Dr. Dog » 15 mar 2014, 17:05

Quando o ReiLusitano diz comprar Gold, refere-se á venda de PTE no Mercado Monetário.

O estado vende pte em troca de gold. Daí o "comprar Gold".

Exemplo colocas 100k pte à venda;

Só consegues vender 45k, os restantes 55 voltam.

Se tivesses mais uma org, poderias ter colocado em vez de uma de 100k, 2 ofertas de 50k.

Provavelmente conseguirias vender mais PTE, mas nada é certo.

Podes por exemplo de uma vez vender 100k pte numa so org;

e ter 5 orgs com 20k cada uma nao vender nada.

Esta é a forma mais simples de trabalhar com o FIE, e a que temos utilizado ultimamente.
Imagem
Dr. Dog
Plato Wanna be

Registado: 27 jan 2013, 22:49
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 00:25

Provavelmente conseguirias vender mais PTE, mas nada é certo.

Nada é certo, mas para isso é que serve a noção de probabilidade, esta aumenta com o número de orgs, logo é de esperar que o retorno seja maior para mais orgs, ou não?
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor ReiLusitano » 17 mar 2014, 11:07

Respondendo às tuas questões:

Apesar de o aumento não poder ser extrapolado em regra de 3 simples como fizeste com os 20% (6 Orgs) e 40% (7 Orgs), é razoável afirmar que a probabilidade de venda do pte ("compra de gold") aumenta quanto mais Orgs estiverem ao serviço do FIE.

:wink:
Imagem
ReiLusitano
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 11:19

Não estou muito por dentro ainda, mas essa equação não depende mais (exclusivamente creio que não) do valor investido?

Isto é, é igual ter
org1 com 100kcc vs org1 com 50kcc e org2 com 50kcc vs org1 25kcc org2 25kcc org3 25kcc org4 25kcc

O número de orgs não influencia esta equação somente se houver um incremento de valor a investir?
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Dr. Dog » 17 mar 2014, 11:34

O problema é que ao fim de 10 dias a proposta sai do mercado automaticamente.

Portanto se tiveres uma so org perdes tudo ao fim de 10 dias e de uma só vez.

Se tiveres várias podes colocar com o mesmo valor várias ofertas em alturas diferentes do dia.
Imagem
Dr. Dog
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Bitorino » 17 mar 2014, 11:35

SanosukePT Escreveu:O número de orgs não influencia esta equação somente se houver um incremento de valor a investir?

O número de orgs aumenta a probabilidade de venda de PTE/compra de gold, já que é diferente de conseguires colocar 5 ordens de venda e conseguires manter 15. Se tiveres 50k em cada org a probabilidade de conseguir mais gold é maior.
Pelo menos é a minha leitura (que até pode estar errada)
Bitorino
No Lifer

Registado: 28 Oct 2011, 16:04
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 14:54

ReiLusitano, lembro-me de considerares que devíamos resolver o problema dos défices do lado da receita em vez da despesa, tendo isto em conta, o governo está a planear pedir um aluguer ou compensação por perda de rendimentos pelo uso das Orgs do Estado por parte de privados? Visto que estes podem muito bem estar a lucrar à custa de perda de receitas do Estado?
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 15:14

Percebo o que diz o Citizen 99 e até concordo com argumentos mas neste momento discordo da conclusão.

Primeiro porque as orgs cedidas não estavam a ser usadas pelos FIE por isso não há perda.
Simplesmente não há o possível ganho ao se usar essas orgs. Que é um bocado diferente, a típica mesquinhez, mas que não deixa de ser verdade.
Se o fundo alocado para o FIE estiver a ser rentabilizado nas orgs em posse então ainda menos sentido faz.
E pedir compensação aos privados que tem cedência da org, menos sentido faz. As cedências foram aprovadas pelo congresso sem consagrar taxas de utilização ou multas.

Além do mais
"2. Os novos administradores da Org comprometem-se a não utilizar a mesma para outros fins que não a promoção do programa, elaboração de relatórios, recolha de doações e entrega de prémios a novatos."
"2.3. O não cumprimento dos pontos 2, 2.1 e 2.2 implicará o término imediato do empréstimo"
Caso algum caso seja detetado o contrato cessaria imediatamente. E não a aplicação de uma multa, aluguer ou compensação.

Mas vou remeter estes meus se's para uma opinião mais tardia, visto que hoje ainda deverá ser possível saber os resultados do FIE.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 15:21

Para mim pouca diferença faz se estes estão ou não a usar as orgs emprestadas para lucrar com isso. O importante é que o governo perde rendimentos com estes empréstimos, pois deixa de poder usar essas orgs para colocar mais ofertas nos mercados. Se o governo emprestasse todas as Orgs sem compensação deixávamos de ter rendimentos do FIE.
Editado pela última vez por Citizen 99 em 17 mar 2014, 15:26, num total de 1 vez.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 15:26

Depende Citizen 99.

Se tens um certo valor e esse valor for todo rentabilizado nas 5 orgs disponíveis então o uso de mais orgs não trazia maior lucro. Somente se houvesse um incremento desse valor, algo que não está equacionado nos orçamentos, nem os fundos disponíveis permitem.
Mas são se's. Daí dizer que eliminarei estes meus se's com casos concretos como hoje deve suceder.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 15:28

Mas não se pode é culpar nem multar quem pediu emprestado.

Tu se emprestas gold a um outro jogador e por isso deixas de o fazer render, a culpa não é do jogador a quem emprestaste.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 15:30

Parece-me que equacionaram os orçamentos e investimentos para as Orgs disponíveis, se estas fossem em maior número seria facilmente equacionado um maior investimento.

Eu não estou a perguntar se vão multar, estou a perguntar se vão alterar a relação actual de prejuízo para o governo para uma em que pelo menos parte das perdas de rendimentos são compensadas directamente. O futuro é sempre mais importante do que no passado, até porque o passado não se pode alterar, mas pode-se tentar não repetir os erros do passado.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 15:35

Citizen 99 Escreveu:Parece-me que equacionaram os orçamentos e investimentos para as Orgs disponíveis, se estas fossem em maior número seria facilmente equacionado um maior investimento.

Correcto, SE houver mais fundos alocados e aprovados pelo congresso.

Citizen 99 Escreveu:

Eu não estou a perguntar se vão multar, estou a perguntar se vão alterar a relação actual de prejuízo para o governo para uma em que pelo menos parte das perdas de rendimentos são compensadas directamente.

SE for uma atual relação de prejuízo, ogoverno pode agir, mas a decisão passará pelo congresso.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 15:36

SE for uma atual relação de prejuízo,

Se? Bem, acho que ficou claro que é uma relação em que há perdas de rendimentos do lado do governo.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor Dr. Dog » 17 mar 2014, 15:37

As FAP, enquanto fui MoF, sempre deixaram a org disponível para uso como FIE.

O projecto das escolas foi questionado acerca do assunto e acharam inconcebível a mistura de fundos, já que estão lá as doações para o eescola.
Imagem
Dr. Dog
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 17 mar 2014, 15:44

Citizen 99 Escreveu:
SE for uma atual relação de prejuízo,

Se? Bem, acho que ficou claro que é uma relação em que há perdas de rendimentos do lado do governo.

Aonde é que ficou claro?
Se numa org retorna PTE não vendido, não há garantia que na outra aconteça a venda de PTE, visto que este método não parece trazer uma grande certeza por detrás dele.

Como o Dr. Dog disse

Podes por exemplo de uma vez vender 100k pte numa so org;

e ter 5 orgs com 20k cada uma nao vender nada.

Não é uma ciência exata em que consigas dizer que há prejuízo.
Muito menos com os mesmos fundos.
SanosukePT
Plato Wanna be

Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 15:50

Apesar de o aumento não poder ser extrapolado em regra de 3 simples como fizeste com os 20% (6 Orgs) e 40% (7 Orgs), é razoável afirmar que a probabilidade de venda do pte ("compra de gold") aumenta quanto mais Orgs estiverem ao serviço do FIE.

SanosukePT, não existe nada na vida que seja garantido, se tiveres à espera do que é garantido ficas sempre parado e não tens lucro nenhum.

Não é uma ciência exata em que consigas dizer que há prejuízo.

Bem então dêem me as orgs todas a mim ou uma só, visto que não é exato que há prejuízo, não perdem nada em em emprestar a org, eu prometo que vou usar a org para o bem do Pais.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor ReiLusitano » 17 mar 2014, 15:56

Vou tentar esclarecer algumas coisas que li:

O uso das outras 2 Orgs para o FIE poderia aumentar o lucro do mesmo (já expliquei anteriormente o porquê), mas não fui eu que tratei de as emprestar, e quem as emprestou, emprestou sem contrapartidas. Tendo a última cedência sido feita com autorização expressa do Congresso.
Em suma, se tiver de haver um pedido de contrapartidas, o mesmo terá passar pelo Congresso, da mesma forma como passam os orçamentos do Estado. Seja como for, não será por termos mais 2 Orgs que iremos resolver os problemas financeiros de Portugal, é uma ajuda, mas não é a solução.

Para que fique claro mais uma vez o que afecta o lucro do FIE, os factores a ter em conta são:

1- Número de Orgs a colocar propostas de venda de pte (compra de gold), pois aumenta a probabilidade de venda;
2- Valor total disponível para o FIE (quanto maior, melhor);
3- Valor do gold no mercado, que é afectado por promoções, torneios...;
Imagem
ReiLusitano
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 17 mar 2014, 15:59

mas não fui eu que tratei de as emprestar, e quem as emprestou, emprestou sem contrapartidas. Tendo a última cedência sido feita com autorização expressa do Congresso.

Sim realmente faz sentido, mas o governo podia tomar a iniciativa. Tudo bem, vou levar o tema ao congresso a ver o que estes acham :) .
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Próximo

Voltar para Esclarecimentos, Dúvidas e Questões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante