Regras da Adminstração

Regras da Adminstração

Mensagempor Citizen 99 » 30 Oct 2014, 09:28

Quais são as regras da Adminstração do fórum?

Foi me indicado para minha surpresa que os fóruns eram arquivados apenas passado 3 meses, para minha surpresa pois o meu antigo partido libertário foi arquivado e tornado público poucos dias depois de o ter perdido, não chegou a fazer um mes sequer de não inexistência no jogo.

Contudo o Bitorino diz me que:

Foi decidido pelos admins, há mais de um ano, que todos os fóruns arquivados eram tornados públicos, incluindo os fóruns privados dos partidos.


Para deixar de ser surpreendido por acções de administradores e para que estes não façam coisas por amuos ou desamuos, gostaria que indicassem todas e quaisquer regras que existem e que são seguidas pela Adminstração do fórum, para não haverem casos em que uns partidos têm o direito a ficar 3 meses com fórum activo e outros são arquivados logo.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Bitorino » 30 Oct 2014, 09:41

A decisão de tornar todos os arquivos públicos foi tomada há mais de um ano.
A decisão de arquivar os fóruns apenas passados três meses foi tomada por altura do TO ao PR pelo Kirito e para evitar que se andasse constantemente a criar fóruns e a arquivar fóruns em função das mudanças de presidentes ou TO's a partidos.

Quanto ao facto dos fóruns arquivados prende-se com o facto de relevância. Os fóruns privados dos partidos e MU's existem enquanto local de acerto e combinação de estratégias no tempo. Algo que já não existe ingame não tem qualquer relevância, logo não vimos qualquer necessidade de manter o secretismo dos fóruns.

por Julio de Matos » domingo dez 16, 2007 8:03 pm

Bem vindos ao fórum da comunidade Portuguesa de eRepublik.


O fórum está ao dispor de todos os utilizadores, seguindo regras muito simples:

:arrow: os utilizadores devem-se registar com o mesmo nome que usam no eRepublik (registos falsos ou roubos de identidade serão corrigidos);
:arrow: respeitar os outros utilizadores;
:arrow: evitar o uso de linguagem imprópria (volta e meia todos dizemos algumas asneiras, mas tudo o que é demais enjoa)
:arrow: tudo o que se passa fora da categoria "Mundo Real" é entendido como estando dentro da personagem, visto que o jogo é claramente de RP (role-play, onde encarnamos uma personagem), é dada alguma liberdade no que diz respeito aos dois pontos anteriores, mas tudo terá limites;
:arrow: não colocar materiais, ligações para materiais ou páginas com conteúdos pornográficos, pedófilos, de pirataria ou outros ilegais ao abrigo da Lei Portuguesa;
:arrow: não usar o fórum como local de reunião de grupos extremistas


No que à gestão do dia a dia diz respeito aplicam-se ainda regras simples, para lá do bom senso.
- Partidos ou MU's inexistentes ingame têm os seus fóruns arquivados ao fim de três meses de inexistência ingame;
- Todos os fóruns arquivados são públicos;
- Cada fórum partidário ou militar - bem como congresso e governo - têm grupos próprios de utilizadores e um líder de grupo, responsável pela moderação dos fóruns;
- Os líderes de grupo são - por norma - o presidente do partido ou o commander. Em caso de este não o pretender fazer pode delegar noutro utilizador;
- Os acessos de novos utilizadores aos grupos e fóruns privados são geridos pelos líderes de cada grupo excepto em dois casos (para evitar abusos): Congresso, Governo. Aí são os admins que gerem os acessos em função dos resultados das eleições, tal como sucede com o presidente do partido;
- Os líderes de grupo político são mudados em função das eleições ocorridas aos dias 5, 15 e 25.

Em traços gerais creio que não me esqueci de nada.

Como referi anteriormente, os administradores do fórum separam as suas acções administrativas das diferenças de opinião ingame. Não agem em função de amuos e desamuos, por muito que dê jeito a alguns jogadores passar essa mensagem.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Citizen 99 » 30 Oct 2014, 09:54

Quanto ao facto dos fóruns arquivados prende-se com o facto de relevância. Os fóruns privados dos partidos e MU's existem enquanto local de acerto e combinação de estratégias no tempo. Algo que já não existe ingame não tem qualquer relevância, logo não vimos qualquer necessidade de manter o secretismo dos fóruns.


Eu discordo, apesar de possivelmente já não ser relevante a estratégia ou discussões no partido/MUs para o partido em si pois este já não existe, os posts privados, discussões e opiniões feitas em privado podem continuar a ter relevância e os que as colocarem quererem manter estes privados mesmo depois do final do partido ou MU pois estes continuam a jogar o jogo.

E ainda outro ponto, é que não é só isto que é discutido no fórum privado, por exemplo, como sendo um fórum privado de um grupo, estes poderiam sentir-se à vontade para partilhar contactos pessoais, ou relevar informações pessoais entre os membros do grupo que poderão não querer revelar a toda a comunidade ou não o ter feito caso soubessem que iria ser publico.

Apesar de agora saber-se que é este o funcionamento, na altura que criei o fórum privado não tinha conhecimento que este ia ser arquivado e publico, nem muito menos outros utilizadores do mesmo que partilharam informações sobre eles no fórum.

Já agora, vocês como administradores, têm acesso ao conteúdo dos fóruns privados mesmo enquanto estes são privados?
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Bitorino » 30 Oct 2014, 10:51

Citizen 99 Escreveu:Já agora, vocês como administradores, têm acesso ao conteúdo dos fóruns privados mesmo enquanto estes são privados?


Não.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Partizanne » 30 Oct 2014, 13:06

Os admins ponderaram que a exposição pública aquando do fim das estruturas que têm secções privadas cerceia a liberdade de discussão nos fóruns?

Eu sei que tenho estado fora e não estava presente quando essa opção foi tomada, senão teria protestado veementemente.

O eRepublik e a nossa comunidade já atravessaram, e atravessarão no futuro, incontáveis alterações, ao invés do mundo real, a regra é mais "as organizações morrem, e as pessoas ficam". Garanto-vos que há discussões e debates que tive neste fórum que não teriam existido caso esta regra da publicação de fóruns privados estivesse em vigor e que não terei no futuro.

Preocupa-me a escolha de palavras. "Secretismo" e "privacidade" não querem dizer a mesma coisa.

Aproveito para perguntar se esta regra foi aplicada à globalidade do fórum ou se os fóruns privados arquivados antes da tomada da decisão se mantêm privados. É que aí já entramos no domínio da retroactividade das decisões dos admins, o que, muito honestamente, coloca em causa a minha opção de utilizar o fórum, e serve para dar uma parte de razão (não toda, mas uma parte), a quem tanto critica o fórum e a sua administração, e utiliza essa crítica como arma política.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Psychosis » 30 Oct 2014, 13:26

Eu estipularia uma prazo maior para a abertura dos arquivos privados ao conhecimento público. Conhecendo o tempo de vida do jogo, creio que, só após um partido estar 3 anos sem atividade, se deveriam abrir ao público em geral os arquivos secretos de um partido, unicamente pelo argumento de se tratarem de documentos com algum valor eHistórico e ePatrimonial.
Ainda assim, compreendo - perfeitamente - os que defendem a visão de que a secção privada deverá assim permanecer, visto não se tratar de vida pública mas, exclusivamente, privada.
Não é uma questão nada pacífica e dificilmente consensual.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Bitorino » 30 Oct 2014, 13:35

partizanne Escreveu:Os admins ponderaram que a exposição pública aquando do fim das estruturas que têm secções privadas cerceia a liberdade de discussão nos fóruns?


Creio que em nada cerceia a liberdade de discussão nos fóruns. As discussões, tidas em determinado tempo e contexto, em nada são relevantes a partir do momento em que os partidos/MU's deixam de ter existência ingame. E, mesmo assim, deu-se um espaço temporal de três meses - uma eternidade no eRepublik e bem mais do que é exigido, por exemplo, no que diz respeito às discussões tidas nos fóruns privados do congresso - após o fim das estruturas para arquivamento dos fóruns.

Aproveito para perguntar se esta regra foi aplicada à globalidade do fórum ou se os fóruns privados arquivados antes da tomada da decisão se mantêm privados.


Naturalmente, por uma questão de equidade, todos foram tratados como iguais.

e serve para dar uma parte de razão (não toda, mas uma parte), a quem tanto critica o fórum e a sua administração, e utiliza essa crítica como arma política.


As críticas que têm sido feitas ao fórum e à administração nada têm que ver com isto nem com nada semelhante. Trata-se apenas de jogo sujo político, manipulando dados e informações e é, concretamente, dirigido a uma única pessoa. Quando se acusa os administradores de decidirem per si quem pode ou não ter acesso aos fóruns do congresso só por falta de seriedade é que este argumento pode ser considerado como válido.
Recordo que os acessos a tais fóruns são concedidos em função dos resultados eleitorais ao dia 26 de cada mês, tendo sempre como condicionante as decisões tomadas pelos congressistas em termos de limitações de acessos. Ou seja, se há congressistas eleitos ingame que não têm acesso, tal deve-se, só e apenas, ao cumprimento por parte da administração de decisões tomadas pelos congressistas.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Bitorino » 30 Oct 2014, 13:41

Psychosis Escreveu:Conhecendo o tempo de vida do jogo, creio que, só após um partido estar 3 anos sem atividade, se deveriam abrir ao público em geral os arquivos secretos de um partido


Isso coloca-nos um outro problema. Como bem sabes, há partidos que, no tempo, vão ressurgindo e nada têm que ver com os partidos, com o mesmo nome, que existiram antes. Dou-te um exemplo: o Partido Portugal. Antes de Outubro de 2011 existiu um Partido Portugal - creio que o Partizanne até foi um dos fundadores. A 15 de Outubro de 2011 o Rui M. Pimentel criou outro Partido Portugal. Deve o fórum de 2011 ser libertado e mantido privado o de agora? Estamos a falar de partidos diferentes, com ideais diferentes.

A matéria, naturalmente, não é consensual e estamos sempre abertos a sugestões.

------
Já agora uma nota pessoal. Se esta discussão for para ser mantida num registo de urbanidade e exclusivamente de debate em torno das funções/decisões/regras de funcionamento do fórum eRepublikPT e seus subfóruns continuarei por aqui e participarei activamente - dentro das limitações RL, claro está - no debate. Se se partir para a acusação/insinuação que as decisões são tomadas em função de interesses pessoais/políticos/militares do jogo então não contem comigo.
Ao longo do tempo que tenho sido administrador do fórum sempre separei a minha vida no jogo da função de administrador/moderador do fórum.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Partizanne » 30 Oct 2014, 15:12

Bitorino Escreveu:Creio que em nada cerceia a liberdade de discussão nos fóruns.


Isso é uma diferença de opinião, normalmente insanável. Tu crês num sentido, eu creio noutro. O fundamental é apurar qual é o sentido em que a maioria dos utilizadores tende. Daí é que devem surgir as regras. Caso contrário corre-se sempre o risco de criar uma fractura entre os utilizadores e a administração.

Bitorino Escreveu:uma eternidade no eRepublik e bem mais do que é exigido, por exemplo, no que diz respeito às discussões tidas nos fóruns privados do congresso


Desculpa mas o argumento não me parece correcto. O fórum privado do Congresso trata das discussões entre representantes eleitos pela totalidade da comunidade, os fóruns privados de partidos tratam da vida interna de organizações que reúnem um conjunto de membros sob a alçada de um princípio ou programa, não são eleitos, e, na minha opinião, nada têm que estar sujeitos ao domínio público.

Bitorino Escreveu:Naturalmente, por uma questão de equidade, todos foram tratados como iguais.


Mas não o são. Se as regras são alteradas, devem ser aplicadas a partir do momento da sua alteração, e não com retroactividade. Caso contrário entramos num terreno perigoso em que as regras são alteráveis a todos os tempos, passado presente e futuro.

Bitorino Escreveu:As críticas que têm sido feitas ao fórum e à administração nada têm que ver com isto nem com nada semelhante. Trata-se apenas de jogo sujo político, manipulando dados e informações e é, concretamente, dirigido a uma única pessoa.


Concordo em absoluto contigo, e por isso mesmo acho que todas as acções da equipa de administração devem ser sempre ponderadas, por mais difícil que isso torne esse trabalho, de forma a não dar "munição" a quem faz esse jogo sujo. Medidas que podem ser lidas como arbitrárias devem ser duplamente ponderadas. Como disse anteriormente, não estava presente quando foi decidida essa publicação dos fóruns privados, se estivesse teria tornado clara a minha oposição. No fundo a questão é esta: se houver uma manifestação clara de uma opinião contrária à decisão dos admins, os admins estão dispostos a revê-la?

Bitorino Escreveu:Já agora uma nota pessoal. Se esta discussão for para ser mantida num registo de urbanidade e exclusivamente de debate em torno das funções/decisões/regras de funcionamento do fórum eRepublikPT e seus subfóruns continuarei por aqui e participarei activamente - dentro das limitações RL, claro está - no debate. Se se partir para a acusação/insinuação que as decisões são tomadas em função de interesses pessoais/políticos/militares do jogo então não contem comigo.
Ao longo do tempo que tenho sido administrador do fórum sempre separei a minha vida no jogo da função de administrador/moderador do fórum.


Quero deixar muito claro que não ponho, de forma alguma, em causa a tua idoneidade. Estou a colocar questões sobre uma decisão dos admins com a qual, objectivamente, não concordo. Longe de mim questionar o teu trabalho (que muito louvo, porque sei que ser admin de um fórum destes é uma carga de trabalhos e dá o flanco ao mais básico tipo de ataque político), ou a tua capacidade de separação das águas.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Bitorino » 30 Oct 2014, 15:24

partizanne Escreveu:se houver uma manifestação clara de uma opinião contrária à decisão dos admins, os admins estão dispostos a revê-la?


Naturalmente.

Aliás, para que o debate se possa fazer de forma serena, acabei de colocar os fóruns dos partidos e MU's já arquivados apenas acessíveis aos administradores e moderadores globais do fórum.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Citizen 99 » 30 Oct 2014, 18:46

Era melhor usar-se um termo mais claro do que "deixar de existir no jogo" para decidir quando o fórum é arquivado ou não. Pois tecnicamente nenhum partido deixa de existir no jogo, apenas mudam de nome e/ou presidente.

Preferia que fosse arquivado mas nunca tornado público, quando não houvessem participações no fórum por digamos 1 ou 2 meses. Penso que seria uma medida bem mais sensível, os fóruns não têm que necessariamente corresponder ao jogo.

Mas digamos que é razoável que estes tenham que existir no jogo (e terem por exemplo pelo menos 10 membros) para serem criados em primeiro lugar para limitar a sua proliferação.

Acabei me de lembrar que se não vêem o conteúdo dos fóruns privados não poderiam saber se o fórum está ou não activo, poderia se descobrir por exemplo por uma mensagem privada ao lider, ou algo do género.

Sublinho que o importante é que fóruns privados aqui não têm que corresponder necessariamente ao jogo, e que basta apenas ter umas limitações para serem criados, e umas de manutenção dos mesmos. Aliás, pode ser que oferecer fóruns privados possa incentivar a que sejam formados mais fóruns e que traga cá mais gente, em vez de isto andar as moscas.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Jules deMalt » 30 Oct 2014, 20:22

Pergunta: o que está em causa aqui é o facto de um subfórum privado ser tornado público quando se arquiva?
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor Partizanne » 31 Oct 2014, 01:10

Julio de Matos Escreveu:Pergunta: o que está em causa aqui é o facto de um subfórum privado ser tornado público quando se arquiva?


Sim, mas numa perspectiva mais lata. Eu por acaso acho que o Psychosis teve a sugestão mais razoável:

Psychosis Escreveu:Eu estipularia uma prazo maior para a abertura dos arquivos privados ao conhecimento público. Conhecendo o tempo de vida do jogo, creio que, só após um partido estar 3 anos sem atividade, se deveriam abrir ao público em geral os arquivos secretos de um partido, unicamente pelo argumento de se tratarem de documentos com algum valor eHistórico e ePatrimonial.


Nada teria contra esta opção. Mas penso que um debate alargado seria mais interessante. Não sei se esta será a thread mais indicada para o fazer.
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Re: Regras da Adminstração

Mensagempor NunoBaton » 05 jan 2015, 17:27

Boa tarde a todos.
Em relação a regra de publicação dos fóruns privados dos partidos a partir do momento em que são arquivados, esta foi tomada por mim, com o acordo da restante equipa de admin, em Janeiro de 2013. Na altura pareceu-nos não fazer sentido ter informação arquivada sem estar disponível para consulta.

Em retrospectiva, verifico que não foi a melhor forma de o fazer. Deveria ter sido falado com a comunidade para ver a melhor opção para aqueles fóruns. :slap:

Desde que abandonei o erep que também me afastei destas lides, mas disponibilizo-me para ajudar com a implementação da solução que a comunidade entender como adequada.

Abraço a todos.
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