CONGRESSO - REGRAS BÁSICAS

O local ideal para o debate político

Mensagempor Camoes » 16 fev 2011, 21:30

TwentyEyes Escreveu:- As discussões acima mencionadas têm de ser numa secção fórum onde seja impossível para o resto das pessoas postar. Devem no entanto as pessoas devem poder ler esse fórum.

Não sei se isto é possível de executar (diz de tua justiça julinho) mas parece-me absolutamente essencial.

Pareceu-me a príncipio óbvio a razão de ser desta regra. No entanto o Marcelo não acha. Este regra serve para que não venha metade da população participar nas discussões do congresso. Somos eleitos para representar os eleitores e temos toda a legitimidade para o fazer. Devem poder ler as discussões para que possam avaliar como os estamos a representar.

Acho isto mal. O povo, mesmo não tendo voz, tem o direito de discutir e dar a sua opinião. Não acho que as discussões do congresso serão alguma vez sobrepopulacionadas. Têm o direito à palavra, mas quem vota não deixam de ser os congressistas que os representam.
Camoes
Alexander the Great

Registado: 23 mar 2009, 21:32
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Re: CONGRESSO - REGRAS BÁSICAS

Mensagempor TwentyEyes » 16 fev 2011, 21:34

Epá eu sinceramente acho a coisa tão óbvia que nem consigo contra-argumentar. O que não quer dizer que eu não possa estar errado claro :bleh:

Nos congressos dos outros países é assim...
Na realidade é assim...

Mas enfim, a maioria que decida. :)
TwentyEyes
Alexander the Great

Registado: 14 nov 2009, 01:13
Profile @ eRepublik

Re:

Mensagempor acoutinho » 16 fev 2011, 21:58

Camoes Escreveu:
TwentyEyes Escreveu:- As discussões acima mencionadas têm de ser numa secção fórum onde seja impossível para o resto das pessoas postar. Devem no entanto as pessoas devem poder ler esse fórum.

Não sei se isto é possível de executar (diz de tua justiça julinho) mas parece-me absolutamente essencial.

Pareceu-me a príncipio óbvio a razão de ser desta regra. No entanto o Marcelo não acha. Este regra serve para que não venha metade da população participar nas discussões do congresso. Somos eleitos para representar os eleitores e temos toda a legitimidade para o fazer. Devem poder ler as discussões para que possam avaliar como os estamos a representar.

Acho isto mal. O povo, mesmo não tendo voz, tem o direito de discutir e dar a sua opinião. Não acho que as discussões do congresso serão alguma vez sobrepopulacionadas. Têm o direito à palavra, mas quem vota não deixam de ser os congressistas que os representam.

acho bem que sejam apenas os congressssiiisssstas a escrever. quem quer discutir abre um topico publico

mas acho que devia haver outro esquema:

uma sub-secção no congresso para apenas os congressssiiisssstas podem escrever e quando ela for aprovada in-forum ia para o forum do congresso e oda a gente podia insultar

ou se uma proposta nao tiver os 5 (3?) congressssiiisssstas so fim de 4 (3?) dias, tb ficava aberta ao publico e ai havia discussão

mas entendo que os congressssiiisssstas devem poder discutir em paz

(C****** pró jules)
Imagem
acoutinho
Plato Wanna be

Registado: 24 jun 2008, 16:59
Highscores: 2
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 16 fev 2011, 22:21

- Toda e qualquer proposta deve ser lançada na área do congresso neste fórum no mínimo 24 horas antes de ser lançada in-game

Concordo

- As discussões acima mencionadas têm de ser numa secção fórum onde seja impossível para o resto das pessoas postar. Devem no entanto as pessoas devem poder ler esse fórum.

Concordo e possível. Ou o congresso representa a pessoa ou então não está ali fazer nada.
Outra alternativa era uma secção privada apenas para o congressista e governo debaterem assuntos sensíveis com MPPs. O resto como citizen fee/impostos/doações não há qualquer problema ser aberto

- Só se deve apresentar a proposta in-game quando se reuniu o apoio, através da discussão do tema, de pelo menos 5 (3?) congressistas.

Concordo. Aumenta-se consoante a actividade

- No dia 27 de cada mês deve ser realizada, pelo fórum, uma eleição para eleger o chefe do congresso.

Concordo

Esta eleição tem de ser por 50%+1 votos. O que significa que no caso de termos mais que dois candidatos e nenhum obtenha tal votação, os dois com mais votos devem ir a segunda volta.

Desde que a segunda volta seja feita no dia a seguir para não arrastar a bota
- No início de cada governo, este deve apresentar um orçamento ao congresso (podem ser 2, cada um para 15 dias se acharem melhor) que deve ser aprovado por discussão do mesmo neste fórum.

Não necessário. Apenas orçamento se pedir dinheiro.

- Todas estas regras devem poder ser alteradas apenas necessitando que algum congressista proponha as mudanças e depois procede-se à votação.

Concordo

Camoes Escreveu:Acho isto mal. O povo, mesmo não tendo voz, tem o direito de discutir e dar a sua opinião.

Que abra um tópico próprio para o fazer.

Quanto mais simples e directa, maior a adesão. Não façamos 1001 regras
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Registado: 31 ago 2008, 04:16
Profile @ eRepublik

Mensagempor Marcelo Rodrigues » 17 fev 2011, 01:35

TwentyEyes Escreveu:Txinapá até já se fazem queixinhas. Mágico.

Chama-lhe o que quiseres! :cry:

:lol2:

TwentyEyes Escreveu:Pareceu-me a príncipio óbvio a razão de ser desta regra. No entanto o Marcelo não acha.

Antes de mais, concordo com praticamente todas as medidas que enunciaste.

Em relação a tua presunção, penso que te referes a isto:

Marcelo Rodrigues, "Um president impeachment não deve ser aberto à discussão pública?

Wrong, wrong, wrong..."

Link

Reitero novamente a minha posição no que respeita a um President Impeachment. Julgo que a discussão desta medida deve ser pública e não confinada a um número reduzido de congressistas.
Marcelo Rodrigues
Napoleon

Registado: 21 dez 2008, 21:23
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 18 fev 2011, 13:50

meninos, muita calma no hemiciclo.

hoje faço um apanhado do discutido aqui e continuamos
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 20 fev 2011, 23:52

Segue abaixo a compilação das regras até ao momento:

1. Entende-se por congressista todo o cidadão eleito no dia 26 de cada mês até ao dia 25 do mês seguinte, salvo renúncia, perdendo o direito de debater e colocar propostas para aprovação

2. Cabe ao congressista propor uma área de discussão anterior à proposta com, no mínimo, 8 horas de antecedência

3. Cabe ao Congressista eleger o seu representante
      3.1 A eleição do representante ocorre a cada dia 27
      3.2 Não atingindo 51% dos votos, os dois candidatos melhor classificados vão à segunda volta no dia seguinte
      3.3 A cada dia 25 é proposta no fórum a atribuição de prémios de desempenho no valor de 1 GOLD
      3.4 Ao representante fica incumbida a tarefa de gerar consenso através da promoção do debate entre os congressistas
      3.5 A seu cargo fica a gestão do cofre estatal, doando capital estatal caso a sua aprovação reúna a maioria dos votos

4. Cabe ao Congressista debater a renovação dos MPP's 5 dias antes do prazo da sua conclusão

5. Propostas debatidas e aprovadas no fórum com margem superior a 51% devem ser aprovadas incondicionalmente, salvo impeachment

6. Propostas de impeachment devem ter área de discussão com 24h de antecedência

7. Propostas criadas por civis têm de contar com o apoio de 5 congressistas para serem levadas a discussão

8. A discussão de propostas faz-se numa àrea dedicada às mesmas sem interveniência do cidadão

9. As regras do manifesto são alteradas caso se reúna 51% de votos favoráveis
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor HugoASB » 21 fev 2011, 00:35

Concordo com as regras, até agora.
Imagem
HugoASB
Pain in tha ass

Registado: 09 jan 2011, 22:30
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 21 fev 2011, 08:23

Julio de Matos Escreveu:Segue abaixo a compilação das regras até ao momento:

1. Entende-se por congressista todo o cidadão eleito no dia 26 de cada mês até ao dia 25 do mês seguinte, salvo renúncia, perdendo o direito de debater e colocar propostas para aprovação

2. Cabe ao congressista propor uma área de discussão anterior à proposta com, no mínimo, 8 horas* de antecedência

3. Cabe ao Congressista eleger o seu representante
      3.1 A eleição do representante ocorre a cada dia 27
      3.2 Não atingindo 51% dos votos, os dois candidatos melhor classificados vão à segunda volta no dia seguinte
      3.3 A cada dia 25 é proposta no fórum a atribuição de prémios de desempenho no valor de 1 GOLD**
      3.4 Ao representante fica incumbida a tarefa de gerar consenso através da promoção do debate entre os congressistas
      3.5 A seu cargo fica a gestão do cofre estatal, doando capital estatal caso a sua aprovação reúna a maioria dos votos

4. Cabe ao Congressista debater a renovação dos MPP's 5 dias antes do prazo da sua conclusão

5. Propostas debatidas e aprovadas no fórum com margem superior a 51% devem ser aprovadas incondicionalmente, salvo impeachment

6. Propostas de impeachment devem ter área de discussão com 24h*** de antecedência

7. Propostas criadas por civis têm de contar com o apoio de 5 congressistas para serem levadas a discussão

8. A discussão de propostas faz-se numa área dedicada às mesmas sem interveniência do cidadão

9. As regras do manifesto são alteradas caso se reúna 51% de votos favoráveis

* - 8 horas mínimas para expor uma proposta parece-me tempo suficiente
** - a definir em conjunto
*** - 24h ou 48h

por favor digam de sua justiça
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor NunoBaton » 21 fev 2011, 09:51

* - 8 horas mínimas para expor uma proposta parece-me tempo suficiente
** - a definir em conjunto
*** - 24h ou 48h

* Concordo, 8 horas antes da apresentação da proposta.
** Penso que o valor adequado, apenas com a experiência o atingiremos. 1 GOLD para começar parece-me curto para o trabalho que o cargo trás.
No entanto, ainda não vi definido quem vai pagar este prémio. O estado? E se o presidente discordar? Ou retira-se directamente da conta que o tesoureiro possui?

Choro número um: "ah e tal mas como eq vais que façam isso?"
Simples. Todos os que concordarmos com estas regras votamos imediatamente NÃO a qualquer proposta que não respeite esta regra

Concordo em principio com esta ideia, mas lembro-me imediatamente que pode ser utilizada para outros fins:
Imaginemos: Eu não quero que seja efectuado um impeach, ao contrario da generalidade dos congressistas.
Apresento a proposta deliberadamente sem lugar de debate e consigo com isso ganhar tempo, visto que toda a gente vota não.

Penso que para propostas que não tenham área de debate, faz-se como actualmente, cria-se um tópico aqui no fórum e se for uma proposta para ganhar tempo, como o exemplo acima, explica-se isso aos congressistas e liberta-se desta regra para que a proposta possa ser aprovada.

Até porque pode acontecer (lembro-me de propostas urgentes como NE), que quem coloque a proposta, por lapso, não coloque o link, e sendo propostas de interesse nacional, não devem ser votadas de acordo com esta regra.

Abraço
Imagem
NunoBaton
Plato Wanna be

Registado: 22 jan 2010, 22:26
Highscores: 5
Profile @ eRepublik

Mensagempor TwentyEyes » 21 fev 2011, 13:39

Sou totalmente contra as 8 horas. O objectivo é discutir a proposta com o máximo de congressistas possível antes de ela ser apresentada in-game. 8 horas de atecedência não garantem isso de maneira nenhuma.

Mantenho a minha proposta de 24 horas no mínimo e gostava de ouvir a vossa opinião sobre isso.
TwentyEyes
Alexander the Great

Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 21 fev 2011, 14:02

nunobaton Escreveu:
No entanto, ainda não vi definido quem vai pagar este prémio. O estado? E se o presidente discordar? Ou retira-se directamente da conta que o tesoureiro possui?

Choro número um: "ah e tal mas como eq vais que façam isso?"
Simples. Todos os que concordarmos com estas regras votamos imediatamente NÃO a qualquer proposta que não respeite esta regra

Concordo em principio com esta ideia, mas lembro-me imediatamente que pode ser utilizada para outros fins:
Imaginemos: Eu não quero que seja efectuado um impeach, ao contrario da generalidade dos congressistas.
Apresento a proposta deliberadamente sem lugar de debate e consigo com isso ganhar tempo, visto que toda a gente vota não.

o prémio é pago directamente dos cofres do estado, pois o governo não tem de pagar nada ao congresso

com respeito aos truques usados para poupar tempo e coisas do género, as regras podem ser ultrapassadas, bastando para isso haver concordância da maioria. adicionar alíneas para todos os truques torna o manifesto demasiado confuso.

TwentyEyes Escreveu:Sou totalmente contra as 8 horas. O objectivo é discutir a proposta com o máximo de congressistas possível antes de ela ser apresentada in-game. 8 horas de atecedência não garantem isso de maneira nenhuma.

Mantenho a minha proposta de 24 horas no mínimo e gostava de ouvir a vossa opinião sobre isso.

penso que um mínimo de 24 horas é demais. referi 8 horas como tempo mínimo e não como tempo recomendado, pois por exemplo podemos contar com revisões de taxas que demoram bem mais do que 24 horas ou citizen fees que podem demorar menos.
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Malagueta » 21 fev 2011, 18:32

Concordo com a minha (nova) paixão!
24H para dar tempo a todos...

BTW: e que tal isto também para outros?
Tipo: CP tem de vir TODOS os dias ao irc. Sendo as ausências devidamente explicadas, etc...
O MoD tem de ter alguem q venha TODOS os dias de manha de modo a que as 'ordens' estejam sempre expostas para a população.
O CP NÃO PODE APANHAR BUBAS TODOS OS DIAS!
..etc... etc...
Imagem

"Do your work with your heart's blood, but no need to let it show"

Imagem
Malagueta
Napoleon

Registado: 21 Oct 2009, 21:54

Mensagempor Jules deMalt » 23 fev 2011, 10:48

Malagueta Escreveu:Concordo com a minha (nova) paixão!
24H para dar tempo a todos...

BTW: e que tal isto também para outros?
Tipo: CP tem de vir TODOS os dias ao irc. Sendo as ausências devidamente explicadas, etc...
O MoD tem de ter alguem q venha TODOS os dias de manha de modo a que as 'ordens' estejam sempre expostas para a população.
O CP NÃO PODE APANHAR BUBAS TODOS OS DIAS!
..etc... etc...

Malagueta, ou ajudas ou criticas ou atrapalhas. Escolhe uma delas.

Twenty Eyes o que achas de 12 horas mínimas?
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor TwentyEyes » 23 fev 2011, 13:27

É menos mau. :D

Epá acho que pode ser desde que os congressistas sejam responsáveis e não apresentem logo a proposta se virem que esta ainda está a ser discutida.
TwentyEyes
Alexander the Great

Profile @ eRepublik

Mensagempor Malagueta » 23 fev 2011, 15:56

Julio de Matos Escreveu:
Malagueta, ou ajudas ou criticas ou atrapalhas. Escolhe uma delas.

Fuuu... estava a ajudar. Acho que 12 horas não chega para todos verem, muito menos falarem dela...
Se nao for nada de uregente acho que 24H é melhor...

BTW: De qualquer modo, pessoalmente, aco que isto se começa a parecer com a 'OLD' constituição. Que foi o FAIl que todos sabemos. Insistir num erro.........
Imagem

Imagem
Malagueta
Napoleon

Mensagempor Passos Coelho » 24 fev 2011, 11:13

Uma regra no congresso deveria ser:

"Todos os congressistas devem entregar os 5 de gold da medalha ao estado"

Razões:

1-O gold dos congressistas paga mais que 1 MPP (só isto bastava)
2- Mostram que se candidatam por Portugal e não por interesse próprio.

Não entregando o gold deveremos fazer 1 post a "denunciar" estes mesmos congressistas para abrir os olhos ao "povo" que nas próximas eleições se vão lembrar disso.
Passos Coelho
Plato Wanna be

Registado: 05 mai 2010, 15:01
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 24 fev 2011, 11:57

Malagueta Escreveu:Fuuu... estava a ajudar. Acho que 12 horas não chega para todos verem, muito menos falarem dela...

com 24h significa 48h totais de discussão. dois dias para discutir coisas como citizen fees ou minimum wages?

Malagueta Escreveu:BTW: De qualquer modo, pessoalmente, aco que isto se começa a parecer com a 'OLD' constituição. Que foi o FAIl que todos sabemos. Insistir num erro.........

O fail da constituição foi o apoio prometido mas nunca dado pelos admins. Não há forma de punir com estas regras. Pretende-se que sejam apenas um modelo, uma base, um conjunto de normas para o congressista se guiar tendo em vista um debate saudável.

Passos Coelho Escreveu:"Todos os congressistas devem entregar os 5 de gold da medalha ao estado"

é moralmente errado tornar lei um acto que deve manter-se voluntário.
se bem que 5x40 = 200 gold = 2MPPs...
criar uma regra desta magnitude teria de ter apoio unânime
(e eu nao posso dar 5 gold porque devo 3 gold ao henrique buescu :joint: )
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Passos Coelho » 24 fev 2011, 12:18

Julio de Matos Escreveu:
Malagueta Escreveu:Fuuu... estava a ajudar. Acho que 12 horas não chega para todos verem, muito menos falarem dela...

com 24h significa 48h totais de discussão. dois dias para discutir coisas como citizen fees ou minimum wages?

Malagueta Escreveu:BTW: De qualquer modo, pessoalmente, aco que isto se começa a parecer com a 'OLD' constituição. Que foi o FAIl que todos sabemos. Insistir num erro.........

O fail da constituição foi o apoio prometido mas nunca dado pelos admins. Não há forma de punir com estas regras. Pretende-se que sejam apenas um modelo, uma base, um conjunto de normas para o congressista se guiar tendo em vista um debate saudável.

Passos Coelho Escreveu:"Todos os congressistas devem entregar os 5 de gold da medalha ao estado"

é moralmente errado tornar lei um acto que deve manter-se voluntário.
se bem que 5x40 = 200 gold = 2MPPs...
criar uma regra desta magnitude teria de ter apoio unânime
(e eu nao posso dar 5 gold porque devo 3 gold ao henrique buescu :joint: )

Deveria ser regra. Mas não há forma de obrigar.

E nunca vai acontecer todos os congressistas darem os 5 de gold ao estado. A maior parte vai para lá por interesse próprio.

E quanto ao gold como não temos os açores (e provavelmente outra região a não ser que ganhemos algumas batalhas contra os EUA) quando for eleito o congresso não vamos ter mesmo os 40 congressistas
Passos Coelho
Plato Wanna be

Registado: 05 mai 2010, 15:01
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 24 fev 2011, 13:53

Passos Coelho Escreveu:E quanto ao gold como não temos os açores (e provavelmente outra região a não ser que ganhemos algumas batalhas contra os EUA) quando for eleito o congresso não vamos ter mesmo os 40 congressistas

detalhes, detalhes :joint:

falta mais win neste texto. alguém tem mais ideias? fica 24 horas?
pretende-se levar isto a votação no dia 27 ou 28 para reunir o máximo de tuja do mijo do congresso
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Malagueta » 24 fev 2011, 15:10

Julio de Matos Escreveu:com 24h significa 48h totais de discussão. dois dias para discutir coisas como citizen fees ou minimum wages?

True. As 12H then... :wink:

Julio de Matos Escreveu:

Sempre se pretendeu que fosse um 'modelo', acho eu.
O problema está em que, o que aconteceu, e já está a acontecer, e muito provavelmente continuará a acontecer, é que muitos dos congressistas não respeitam os seus colegas Congressistas que não 'aderem' ao código.
Criam assim mais um elemento de 'disputa' no Congresso.
Se o que se pretende é a unificação do mesmo,todos os congressistas eleitos devem ser merecedores de igual 'respeito' dentro do orgão. Nenhum será melhor/pior que o outro por seguir um 'código' feito por 'outrém'.
:joint:

(EDIT)Resumindo: O problema não se encontra no código em si!!! :x
(EDIT)Resumindo2: O código não resolve o problema... :x
Imagem

Imagem
Malagueta
Napoleon

Mensagempor Jules deMalt » 24 fev 2011, 19:21

ENTÃO APENAS UMA

O congresso escolhe o seu representante dia 27 e ponto final
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Janad0 » 25 fev 2011, 06:27

porque nao criar um daqueles formularios todos fofs que peeps usa para fazer estatisticas e quê...?

-cada uma das regras aqui apresentadas com uma hipotese de sim ou nao
-apresentar isso num artigo
-pedir a bueda bues para votarem para ter visibilidade
...
-loss

temos que ter em atençao que ha muita gente que apenas utiliza as ferramentas in-game para jogar e acho que isso deve ser respeitado, como opçao de cada um, mas aqueles formularios costuma ter uma aderencia mais abrangente que threads aqui que sao sempre os mesmos que vejo

depois era ver quais dessas "regras" eram fazíveis ou nao e aplica-las assim a parte mais dificil ja estava feita. ficava so por fazer a parte mais facil que é esperar bom-senso de todos os congressistas :good: :joint:
Imagem
Imagem
Janad0
Napoleon

Registado: 19 mai 2009, 15:25
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 25 fev 2011, 10:51

Nao e' mal pensado
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Profile @ eRepublik

Mensagempor Malagueta » 25 fev 2011, 15:01

Janad0 Escreveu:depois era ver quais dessas "regras" eram fazíveis ou nao e aplica-las assim a parte mais dificil ja estava feita. ficava so por fazer a parte mais facil que é esperar bom-senso de todos os congressistas :good: :joint:

Janad0 és muito naíve...
e eu GOSTO!!!! :good:

Se 'bom-senso' desse gold no eRepublik, não havia nada para roubar! :joint:
Imagem

Imagem
Malagueta
Napoleon

AnteriorPróximo

Voltar para Geral