Eleições e Candidaturas

O local ideal para o debate político

Eleições e Candidaturas

Mensagempor BigBoss1 » 11 mar 2011, 20:33

Boa tarde pessoal.

Podem-me dizer que sou novato no jogo, é verdade. Mas tenho 25 anos, e pelo que vi, a experiência que tenho na vida real faz-me levantar algumas questões acerca destas eleições e respectivas candidaturas.

Apenas me dei ao trabalho de ler 3, chegou. Quando passo na rua perto de um café, ouço os "velhotes" a discutir lá dentro sobre o senhor Sócrates e o que ele faz de mal neste país, que não se anda para a frente por x e y motivo. Pois bem, não vou dizer quais foram as candidaturas que li, mas na generalidade, pergunto aos candidatos e a toda a comunidade que deverá votar neles o porquê de ler "conversa para desconversar":

-onde é que já se viu numa candidatura criticar-se a oposição? Eu sei que em Portugal acontece isso, mas eu nunca o faria, além de ser jogo sujo, mostra o carácter de cada um, e aquilo a que estão dispostos a ceder, a por os seus valores em jogo por votos, valores estes que são os piores.

-eleições de partidos, ora bem, estava à espera de ver algo do género: "vamos reger-nos por j e k ideais para atingir estes nossos m e n objectivos". Numa ou outra lá dizia que queremos mover-nos pela democracia (nada de novo), mudar nomes dos partidos, mas não vi nada a dizer "serão feitos estudos e inquéritos para ver as opiniões e agirmos como um todo, remando tudo para o mesmo lado", nem "temos um leque de propostas para inovar e assim levar o partido ao máximo patamar". Enfim, o que era provável encontrar numa candidatura, foi tudo menos o que gostei de ver.

Peço desculpa por escrever um texto para o comprido, ainda sendo novato, mas há coisas que queria que me fossem esclarecidas, pois pelo que vi o nosso país no jogo não anda famoso e precisamos de alguém que nos leve para a frente. Se alguém quiser o meu voto, terá de o fazer por merecer. Não é por ser amigo deste ou daquele ou por me pagarem bem que vou votar, sabendo ao que me estou a habilitar.

Obrigado pessoal!
BigBoss1
Newbie

Registado: 11 mar 2011, 20:20
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Re: Eleições e Candidaturas

Mensagempor NetForum » 13 mar 2011, 19:42

Welcome to ePortugal o\
Imagem
NetForum
Lana

Registado: 11 dez 2010, 01:10
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 16 mar 2011, 16:31

Vou tentar exprimir a minha opinião sobre esta altura. Não é imparcial. É minha e deve ser entendida apenas como isso.

Estamos num período de relativo caos político. Com a constante perda de regiões, o futuro é uma incógnita, logo, não permite aos partidos desenvolverem maturidade que lhes permita assentar e formar ideologias.

Também parte da situação gira em torno do lulz, ou seja, da vontade do cidadão comum de tornar o jogo divertido. Os galhardetes e gozos permitem essa liberdade.

Outra coisa que também é necessário falar é da crise socio-política do final de 2010. Ao longo de diversos anos com uma comunidade pequena cheia de velhos ódios e mariquices, chegou-se ao ponto de sofrermos uma certa estagnação política e social, aborrecida, parada e previsível.

Movidos pelo desespero dessa crise, a comunidade forçou a presidência a atacar os USA/Espanha com a esperança de ver o país totalmente apagado (invadido) e usar esse pretexto como forma de unir todos como forma de superar a invasão. Este tema gera bastante debate, pois uns dizem que foi fútil e as guerras internas continuam. A ver e a recolher mais opinião.

Um dos "pactos de cavalheiros", ou uma regra não-oficial adoptada pela maioria, é a de tentar não voltar a esses tempos, por isso não são usados os antigos partidos (PDA, PRD, PReC, eBE, PdP...) a não ser por alguns revivalistas (talvez como forma de angariar votos?). Tal medida obriga as novas gerações a encontrar um lugar novo na nação e construir um futuro livre dos velhos vícios.

Costumo usar o termo "velha democracia" pré-guerra e "nova democracia" pós-guerra no entanto é pessoal. De certa maneira o termo pré/pós-guerra marca o ponto de viragem da comunidade em que a mesma se revolta perante a apatia dos protagonistas do poder político.

De momento pode-se comparar aos velhos tempos confusos depois do 25 de abril onde as pessoas tentavam encontrar a sua identidade e encaixar-se ao fim de anos de ditadura. É um termo bocado solto e exagerado mas podes tentar adaptar ao actual sistema político.

Espero ter sido sucinto
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Registado: 31 ago 2008, 04:16
Profile @ eRepublik

Mensagempor BigBoss1 » 16 mar 2011, 21:50

Júlio, compreendo o que disseste.

Já me apercebi de algumas rivalidades "estruturais", que provavelmente já têm mais de 1, 2 anos aqui no eRepublik. Contudo, não penso que para se angariar votos seja preciso denegrir a imagem da oposição, ao invés de se apostar numa política de propaganda verdadeira, sincera e de fácil compreensão, pois se ePortugal tem novos jogadores a surgir a cada dia, só seria mais uma medida para estes continuarem a jogar. Isto não quer dizer que não houvesse candidaturas concretas, que se possam chamar de "normais", mas esse facto de estarem com a rivalidade sempre presente torna a situação de ePortugal histórica, em que os novos cidadãos terão dificuldades em adaptar-se, formar as suas próprias opiniões (uma vez que têm uns de um lado a dizer que os outros não valem nada e vice-versa), pedir ajuda a alguém (senão serão alvos de preconceitos por parte da oposição) ou mesmo poderá ser um forte motivo para não continuarem a jogar.

Mais uma vez digo, é apenas a minha opinião, um jogador com quase 2 semanas de jogo, mas que me interesso e tento saber junto do pessoal mais experiente (CMJP, membros antigos, etc.). Estou disposto a ouvir todas as opiniões e tento formar as minhas, mas com estas circunstâncias torna-se-me difícil. Não aderi a nenhum partido por agora, precisamente por estes motivos.
BigBoss1
Newbie

Profile @ eRepublik

Mensagempor Camoes » 16 mar 2011, 22:17

Acho bem que dês a tua opinião e tens razão no que dizes.

Tivemos duas oportunidades de fazer reset em ePortugal e esquecer todas as antigas rivalidades e começar de novo, mas há sempre alguém que se tenta aproveitar do estado fraco de Portugal e tenta chegar ao poder por qualquer meios, seja a recriação de partidos antigos para a fácil angariação de votos, seja criar uma falsa união nacional para angariar apoios sem ideias nenhumas.

E isto sempre existiu e é o que impede de Portugal avançar. Novatos, quando chegam ao jogo, ou se perdem no meio destas confusões todas, ou são aliciados por essa gente que procura votos cegos e eventualmente deixam o jogo quando descobrem que foram enganados.

É pena, mas é difícil contornar estas situações. Mas é sempre bom ver pessoas novas como tu que não se deixam ir nesta onda. O meu conselho é manteres-te longe destas polémicas todas e concentrares-te em descobrir o jogo e avançar para o futuro.
Camoes
Alexander the Great

Registado: 23 mar 2009, 21:32
Profile @ eRepublik

Mensagempor M4st3rM1nd » 16 mar 2011, 23:50

Quando me candidatei a 1ª vez ao congresso (à uns dias atrás :D ) fi-lo através do Partido Portugal porque na altura era o que tinha mais membros e portanto pensava eu que seria o partido mais fidedigno. Hoje já sei que não era lol

Agora tenciono voltar a candidatar-me ao congresso mas não sei por que partido. O "O Partido" parece uma anedota (sorry Julio mas não percebo se o que andas a fazer é sério ou se tás numa de brincadeira lol), e os outros partidos estão "mortos" ou pelo menos não vejo nada aqui no fórum que indique outra coisa.

Posto isto pergunto se há algum partido que me queira acolher :x
Imagem
Imagem
M4st3rM1nd
Napoleon

Registado: 22 fev 2011, 18:34
Highscores: 1
Profile @ eRepublik

Mensagempor BigBoss1 » 16 mar 2011, 23:58

Bruno,

Se tiveres bons argumentos para seres congressista, acho muito bem que o queiras ser e que te candidates a tal. Mas ao falares que me candidatei por X ou por Y apenas para seres congressista, independentemente do Partido em que militavas, acho que fizeste mal. Digo isto, porque se estás num partido, devias reger-te por ideais... E no que toca a esse tema, em ePortugal tens 4 partidos, todos eles diferentes, 2 extremos e 2 centralistas.

Quanto ao número de partidos, penso que comparando com tempos anteriores, é uma diferença notória, mas talvez por não haver iniciativa ficamos a perder nesse aspecto. Talvez se houvesse a criação de mais 1 ou 2 partidos pudesse haver uma maior escolha para os eCidadãos, mas pelo que tenho lido e ouvido dizer, não nos levaria a lado nenhum, uma vez que grande parte da população vota nos amigos, nos que lhes pagam ou simplesmente vendem os seus votos. Para quem joga sozinho até que lhes é lucrativo...
BigBoss1
Newbie

Profile @ eRepublik

Mensagempor M4st3rM1nd » 17 mar 2011, 00:02

Isto não é como na vida real, pelo menos desde que cá estou que não é :P Só te podes candidatar fazendo parte de um partido, na RL podes o fazer sem partido, neste caso como independente.

E falando dos ideais dos partidos, neste momento nenhum apresenta ideais :D
Imagem
Imagem
M4st3rM1nd
Napoleon

Registado: 22 fev 2011, 18:34
Highscores: 1
Profile @ eRepublik

Mensagempor BigBoss1 » 17 mar 2011, 00:04

Bruno Reis Santos Escreveu:Isto não é como na vida real, pelo menos desde que cá estou que não é :P Só te podes candidatar fazendo parte de um partido, na RL podes o fazer sem partido, neste caso como independente.

É o que eu tenho vindo a ler e a dizer, apenas querem mandar os outros abaixo.

Pelo que vi, é preciso uma boa "lufada" de ar fresco para este ePortugal...
BigBoss1
Newbie

Profile @ eRepublik

Mensagempor Camoes » 17 mar 2011, 10:33

BigBoss1 Escreveu:
Bruno Reis Santos Escreveu:Isto não é como na vida real, pelo menos desde que cá estou que não é :P Só te podes candidatar fazendo parte de um partido, na RL podes o fazer sem partido, neste caso como independente.

É o que eu tenho vindo a ler e a dizer, apenas querem mandar os outros abaixo.

Pelo que vi, é preciso uma boa "lufada" de ar fresco para este ePortugal...

A questão é que quando um país é completamente conquistado, todos os seus partidos desaparecem. E isso aconteceu à pouco a Portugal, portanto os novos partidos ainda pouco tempo tiveram para assentar e definir muita coisa.
Camoes
Alexander the Great

Registado: 23 mar 2009, 21:32
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jules deMalt » 17 mar 2011, 12:42

Bruno Reis Santos Escreveu:Agora tenciono voltar a candidatar-me ao congresso mas não sei por que partido. O "O Partido" parece uma anedota (sorry Julio mas não percebo se o que andas a fazer é sério ou se tás numa de brincadeira lol)

estava a concorrer pela piada da coisa. como votaram em mim e ganhei, estou a cumprir o que prometi
Imagem
Jules deMalt
Pain in tha ass

Registado: 31 ago 2008, 04:16
Profile @ eRepublik

Mensagempor NunoBaton » 18 mar 2011, 18:17

Julio de Matos Escreveu:
Bruno Reis Santos Escreveu:Agora tenciono voltar a candidatar-me ao congresso mas não sei por que partido. O "O Partido" parece uma anedota (sorry Julio mas não percebo se o que andas a fazer é sério ou se tás numa de brincadeira lol)

estava a concorrer pela piada da coisa. como votaram em mim e ganhei, estou a cumprir o que prometi

Coerência! É só virtudes o Grande Irmão!
Imagem
NunoBaton
Plato Wanna be

Registado: 22 jan 2010, 22:26
Highscores: 5
Profile @ eRepublik

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante