Europa Federal

A Esquerda, a Direita, o Centro, o Estado, o Privado, o Publico-Privado. Queres discutir politica real, fa-lo aqui.

Europa Federal

Mensagempor Arthk » 03 dez 2013, 22:19

Camaradas,

Gostaria de lançar aqui este repto para debate. Acreditam numa possível Federação Europeia? O caminho é mais ou menos Europa?

/Discuss
Imagem
Arthk
Plato Wanna be

Registado: 24 jun 2008, 15:01
Highscores: 0

Re: Europa Federal

Mensagempor Dr. Dog » 03 dez 2013, 22:43

Um dos problemas de mais europa - a migração das populações dos países de periferia - portugal, romenia, rep. checa, montenegro, sérvia ( quem sabe ucrania), para os países mais ricos, do centro.

Obviamente, apesar de no papel haver livre circulação de pessoas, bens e capital, não é essa a realidade. E já vemos, actualmente, políticas contra essa livre circulação em vigor nos países mais ricos.

Eu gostava que houvesse mais Europa. Menos fronteiras. Menos barreiras entre os povos.
Imagem
Dr. Dog
Plato Wanna be

Registado: 27 jan 2013, 22:49
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 04 dez 2013, 00:44

Europa federal como a maioria dos políticos actualmente tenta vender a ideia é o caminho errado. A ideia inicial da Comunidade Económica Europeia até tinha vários aspectos positivos como o estabelecer de mercado comum europeu, livre transito de bens e pessoas, etc.

Mas com a tentativa de centralização e de controlo político e financeiro só vêem criar mais problemas que culminou no desastre da moeda única. A Europa Federal é uma fantasia irrealista e perigosa, não precisamos de mais centralização e concentração de poder, mas antes de mais liberdade e cooperação.

Se nem em Lisboa sabem como resolver ou mesmo quais os problemas dos Portugueses, vão saber deles em Bruxelas?
Citizen 99
Napoleon

Registado: 03 abr 2013, 00:31
Profile @ eRepublik

Mensagempor couveflor » 20 dez 2013, 00:29

Dr. Dog Escreveu:Um dos problemas de mais europa - a migração das populações dos países de periferia - portugal, romenia, rep. checa, montenegro, sérvia ( quem sabe ucrania), para os países mais ricos, do centro.

Obviamente, apesar de no papel haver livre circulação de pessoas, bens e capital, não é essa a realidade. E já vemos, actualmente, políticas contra essa livre circulação em vigor nos países mais ricos.

Eu gostava que houvesse mais Europa. Menos fronteiras. Menos barreiras entre os povos.

Eu acho que Bruxelas devia de levar a cabo uma iniciativa para proibir partidos nazis e comunistas. Não sei como é que existem partidos desses, pois são essas ideologias que levam a cabo a expulsão de cidadãos de outros países. Não basta fazer o que fizeram à Bulgária. Têm que acabar com esses partidos.
couveflor
Caesar

Registado: 28 mar 2013, 20:52
Profile @ eRepublik

Mensagempor SanosukePT » 20 dez 2013, 00:57

couveflor Escreveu:
Dr. Dog Escreveu:Um dos problemas de mais europa - a migração das populações dos países de periferia - portugal, romenia, rep. checa, montenegro, sérvia ( quem sabe ucrania), para os países mais ricos, do centro.

Eu acho que Bruxelas devia de levar a cabo uma iniciativa para proibir partidos nazis e comunistas. Não sei como é que existem partidos desses, pois são essas ideologias que levam a cabo a expulsão de cidadãos de outros países. Não basta fazer o que fizeram à Bulgária. Têm que acabar com esses partidos.

Ao proibir esses partidos, seria o quê?
SanosukePT
Plato Wanna be

Registado: 10 Oct 2013, 23:45
Highscores: 1
Profile @ eRepublik

Mensagempor Citizen 99 » 20 dez 2013, 01:11

Eu acho que nenhuma instituição europeia ou não devia ter o poder de proibir partidos, não é assim que se resolvem problemas.
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor Alvaro Cunhal » 01 mai 2014, 22:52

Isto é simples ... começavam-se por ter leis iguais em todo lado, regulação da banca em todo lado, o valor dos juros iguais em todo lado e a partir daí víamos se existiriam tantas diferenças entre países.
Imagem
Alvaro Cunhal
Plato Wanna be

Registado: 26 fev 2011, 21:03
Profile @ eRepublik

Mensagempor couveflor » 19 mai 2014, 19:19

SanosukePT Escreveu:
couveflor Escreveu:

Ao proibir esses partidos, seria o quê?

A nossa CRP já proíbe esses partidos, por isso é que me mostro indignado a existência dos mesmos. Se fosse legal tudo bem, até mesmo porque todos têm o direito de se manifestarem e de terem as ideologias que quiserem. Eu sou bastante democrático. Só não acho correcto terem permitido quando está proibido. Já agora podiam fazer um referendo sobre o regime, mas como é proíbido (artigo 288º alínea b) Forma republicana de governo) não tem consequência alguma...
couveflor
Caesar

Registado: 28 mar 2013, 20:52
Profile @ eRepublik

Mensagempor mrio pereira » 06 jun 2014, 00:14

A Europa só trouxe mal a Portugal. Deu cabo da nossa Agricultura, deu cabo da nossa pesca, deu cabo da nossa moeda, deu cabo da nossa independência, abriu as fronteiras a imigrantes de Leste, que alguns (Atenção, não estou a discriminar, reconheço que os Portugueses também imigraram, e que devemos receber bem os estrangeiros) cometem crimes e vivem á custa da Segurança Social. Não vejo vantagem nenhuma na União Europeia. Deviamos sair e voltar ao Escudo. Qual Federação, qual quê?

Antes morrer livres do que em paz sujeitos.
mrio pereira
Newbie

Registado: 05 jun 2014, 23:59
Profile @ eRepublik

Mensagempor Juhannus Petrus » 07 jun 2014, 16:25

mrio pereira Escreveu:Sou filiado no bloco de esquerda e nas Europeias votei no BE.

Antes fui filiado na Juventude Comunista.

Importaste de repetir?
Alguém de Esquerda com discurso de direita a roçar o extremismo? LOL
Juhannus Petrus

Mensagempor Citizen 99 » 08 jun 2014, 02:12

Discurso de direita? O partido português que tem posições mais anti-federação/anti-europa é precisamente o PCP. Ou o PCP não é esquerda?

Se estas apenas a olhar para a parte da imigração, repara que também na esquerda há nacionalismo (o que tu chamas de extremismo).

E que tal não tentares atirares para o outro lado o que achas ser M**** que se encontra do teu lado?
Citizen 99
Napoleon

Profile @ eRepublik

Mensagempor Sterben4kk » 08 mai 2015, 18:14

Gostaria que tal acontecesse, mas infelizmente, ainda olhamos apenas para a história e não para o futuro.
Sterben4kk
Caesar

Registado: 21 fev 2015, 22:41
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jonh Raymond » 05 jul 2017, 23:49

Não só considero que é o futuro da nossa atual Europa,como também a sua melhor hipótese para sobreviver ao que há-de vir.
Enquanto UE,temos conseguido sobreviver enquanto a Alemanha,França,Bélgica,e alguns países nórdicos sustentarem o peso da nossa moeda.Imaginemos por um momento que um desses grandes cai?O Euro cai também,uma queda abrupta.Os preços sobem,há a preponderância do dólar americano e da moeda chinesa.
Em termos económicos,não só seria melhor,como fortaleceriamos a nossa economia europeia.
Em termos sociais é mais complicado....Teríamos que lidar com problemas de uniformização de leis,que só a começar por aí não seria tarefa nada fácil ( por exemplo,a prostituição é algo considerado completamente normal na Holanda,não sendo crime,todavia a mentalidade portuguesa manifesta-se bastante contra essa mesma actividade ),e para além disso,teria que haver uma distribuição geográfica enorme dos órgãos de poder,evitar,como o que se sucede agora,que estes se centrem numa determinada área.Para além disso,ter-se-ia que criar quantidades massivas de legislação que protegessem as culturas de cada país.
Acho que,a hipótese de uma Europa Federal,poder-se-ia realizar-se,mas caso fosse aplicado um modelo completamente novo.Um modelo que se diferenciasse dos EUA etc.Um modelo criado de raiz,com igual participação de cada país,e que focasse a abolição de fronteiras e a mais que esperada unificação de todos os países sob a égide da união Europeia.
Quiçá seja uma visão utópica,mas penso que um futuro europeu,passa por aí.
Jonh Raymond
Lana

Registado: 24 jun 2017, 15:10
Profile @ eRepublik

Mensagempor Lopesi » 22 ago 2017, 18:04

bem me parecia que tu eras federalista!! no outro topico ja tinha percebido um pouco isso!!! Nada contra pq ate percebo os teus pontos de vista! E espero um dia não te dar razão quando dizes isto:
Jonh Raymond Escreveu:Não só considero que é o futuro da nossa atual Europa,como também a sua melhor hipótese para sobreviver ao que há-de vir.

mas.... uma europa federal vai totalmente CONTRA os meus principios democráticos!!!
Imagem
Lopesi
Alexander the Great

Registado: 14 set 2016, 18:13
Profile @ eRepublik

Mensagempor Jonh Raymond » 28 ago 2017, 01:38

Ahahaha,não diga que assuma totalmente a ideologia,mas se reparares é o que se passa agora,mesmo em portugal,mas em ponto pequeno.

Tens freguesias,concelhos,distritos,e todos respondem ao poder central.
Imagina apenas isso a uma escala muito maior,e com mais fundos para poderem ser usados.
Jonh Raymond
Lana

Registado: 24 jun 2017, 15:10
Profile @ eRepublik

Mensagempor Ormaker » 29 ago 2017, 12:25

Uma Europa Federal é algo muito difícil de acontecer - pelo menos no meu ponto de vista.

Várias coisas entre os países são diferentes - línguas, moeda (em alguns), história, entre outros (e não digo isto de modo pejorativo, mas é de facto uma complicação na hora de unificar os países).
A economia seria muito mais fácil de gerir, já que as moedas são iguais (na maior parte dos países da UE). O problema é o lado social. Citando o meu amigo Jonh Raymond, "Teríamos que lidar com problemas de uniformização de leis,que só a começar por aí não seria tarefa nada fácil", fora outras coisas.

Eu acho extremamente difícil uma Europa Federal, e eu mesmo sou contra isso. Tudo bem haver uma União Europeia, mas unificar os países? Não, isso é demais e impossível.
Imagem
Ormaker
Lana

Registado: 23 jun 2017, 12:55
Profile @ eRepublik

Mensagempor Bitorino » 29 ago 2017, 12:36

Ormaker Escreveu:Uma Europa Federal é algo muito difícil de acontecer - pelo menos no meu ponto de vista.

Várias coisas entre os países são diferentes - línguas, moeda (em alguns), história, entre outros (e não digo isto de modo pejorativo, mas é de facto uma complicação na hora de unificar os países).

É isto mesmo. Basta olhar aos exemplos da Bélgica, Suíça e Espanha (entre outros) para ver as próprias divisões internas. Quanto mais num sistema federal à semelhança dos EUA.
Bitorino
No Lifer

Registado: 28 Oct 2011, 16:04
Highscores: 1
Profile @ eRepublik

Mensagempor Ormaker » 29 ago 2017, 12:57

Bitorino Escreveu:Basta olhar aos exemplos da Bélgica, Suíça e Espanha (entre outros) para ver as próprias divisões internas. Quanto mais num sistema federal à semelhança dos EUA.

Exato. Basta pegar no exemplo da Catalunha, na Espanha, o sul dos Estados Unidos (o que aconteceu no passado) ou até o próprio Brasil. Vendo esses países, é difícil imaginar uma Europa unificada, pois além das diferenças serem muito mais, é muito mais complicado.
Imagem
Ormaker
Lana

Profile @ eRepublik

Mensagempor Lopesi » 29 ago 2017, 18:22

Jonh Raymond Escreveu:....mas se reparares é o que se passa agora,mesmo em portugal,mas em ponto pequeno.
Tens freguesias,concelhos,distritos,e todos respondem ao poder central...

Não confundas "responder ao poder central" com "depender financeiramente dele".... que é o caso!! Das melhores vitorias que tivemos com o 25 de abril foi o municipalismo!! Essa autonomia e proximidade com as populações, isso sim é verdadeira politica: a busca do bem comum dando a cara aos seus eleitores!! Não é tar com o cu numa secretaria num ministério em lisboa e achar que ele é que sabe resolver as cenas sem ir ao terrreno ver!!

Da mesma maneira que critico o centralismo do estado portugues, critico a maneira como vislumbro uma hipotética europa federal!

Ormaker Escreveu:Uma Europa Federal é algo muito difícil de acontecer - pelo menos no meu ponto de vista....

....Eu acho extremamente difícil uma Europa Federal, e eu mesmo sou contra isso. Tudo bem haver uma União Europeia, mas unificar os países? Não, isso é demais e impossível.

DEUS TE OUÇA ORMAKER
Imagem
Lopesi
Alexander the Great

Registado: 14 set 2016, 18:13
Profile @ eRepublik

Mensagempor Ormaker » 29 ago 2017, 18:29

Lopesi Escreveu:Não confundas "responder ao poder central" com "depender financeiramente dele".... que é o caso!! Das melhores vitorias que tivemos com o 25 de abril foi o municipalismo!! Essa autonomia e proximidade com as populações, isso sim é verdadeira politica: a busca do bem comum dando a cara aos seus eleitores!! Não é tar com o cu numa secretaria num ministério em lisboa e achar que ele é que sabe resolver as cenas sem ir ao terrreno ver!!

Concordo. Só os locais podem governar a sua terra. Não faz sentido um velho qualquer lá em Bruxelas estar lá a mandar palpites sobre como é que se vai fazer não sei quê em Portugal.
É a mesma coisa do que, por exemplo, o Rebelo de Sousa ou o António Costa estarem a mandar palpites nas leis da Bulgária. Faz sentido? Não.

Lopesi Escreveu:DEUS TE OUÇA ORMAKER

Hahahaha obrigado Lopesi :)
Imagem
Ormaker
Lana

Profile @ eRepublik

Voltar para Política

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante