[MDS] Enciclopédia eRepublik

[MDS] Enciclopédia eRepublik

Mensagempor Thydan » 04 mai 2014, 01:39

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enciclopédia eRepublik
Imagem
Funciona basicamente como um dicionário, agregando muitas das expressões e/ou palavras que se usam no jogo e que os mais novos veêm nas mensagens ou nos artigos mas não sabem o seu significado.
Imagem

Imagem

Imagem

Admins - Admnistradores do eRepublik:
Trata-se de uma equipa que gera e cria as mudanças e promoções no eRepublik. É possível contactá-los através de tickets. Podes aceder aos tickets através de “Contacts” no fundo da página.

Imagem
Imagem

Battle - Batalha:
Trata-se de cada round das várias divisões de uma Campanha em que um ePaís luta contra outro. Por defeito existem 8 batalhas (no mínimo) por campanha que podem chegar a um máximo de 15. Cada batalha dura 1h30 a 2h, dependendo de quão dominante é um ePaís. Uma batalha é ganha por uma divisão quando a mesma atingir os 1800 pontos.
(Apesar de ser esta a definição de batalha, é mais comum utilizarmos a palavra rounds quando nos queremos referir as várias batalhas de uma campanha. Qualquer dúvida, pergunta a um jogador mais experiente que ele explica-te melhor!)

BH/BHM (Battle Hero Medal) - Herói de Batalha:
Em cada batalha de cada divisão de uma campanha são determinados 2 heróis, um pelo lado que defende e outro pelo lado que ataca. Esses heróis são os jogadores que somaram mais pontos de influência pelo seu ePaís nessa batalha, na sua divisão. Cada herói ganha uma medalha e um valor de gold, conforme a sua divisão: 5gold - Div4; 4gold - Div3; 3gold -Div2 e 2gold - Div1. Este gold é atribuído pelo admins como uma recompensa pela medalha.

Bónus de Recursos:
Bónus de produção associados ás regiões que um ePaís possui. Estes bónus terão efeito enquanto a região em que se encontram tiver uma rota de transporte até à Capital do ePaís. Existem 10 tipos de bónus diferentes: 5 de comida e 5 de armas, cada um dos quais fornece 20% de bónus. Ter mais do que um bónus do mesmo tipo não aumenta a percentagem de bónus de produção de um país, ou seja, o bónus máximo que existe são os 20%.

Imagem
Imagem

Campaign - Campanha:
Uma Campanha é uma guerra que tem um mínimo de 8 batalhas e um máximo de 15. Um ePaís vence uma campanha se somar um mínimo de 83 pontos que surgem do somatório de pontos de cada batalha por cada divisão. O país vencedor fica assim com a iniciativa de atacar na próxima guerra, ou seja, o presidente terá a vantagem de poder abrir a próxima campanha no território que quiser e considerar mais vantajoso.
(Apesar de ser esta a definição de campanha e de a definição de batalha também ser outra, é mais comum utilizarmos a palavra batalha quando nos queremos referir à campanha em si. Qualquer dúvida, pergunta a um jogador mais experiente que ele explica-te melhor!)

CH/CHM (Campaign Hero Medal) - Herói de Campanha:
Em cada campanha são determinados 2 heróis, um pelo lado que defende e outro pelo lado que ataca. Os heróis são aqueles que somaram mais pontos de influência pelo seu ePaís de todas as divisões, ou seja, é o somatório de toda a influência dada por cada jogador. Cada herói de campanha ganha uma medalha e 5gold, independentemente da sua divisão. Este gold é atribuído pelo admins como uma recompensa pela medalha.

CM/CMM (Congress Member Medal) - Membro do Congresso:
O Congressista é eleito ao dia 25 de cada mês, o que quer dizer que os mandatos são mensais. Esta medalha é ganha quando és eleito congressista. Quando a ganhas, somas 20 pontos à tua experiência actual e 5gold à tua conta. Este gold é atribuído pelo admins como uma recompensa pela medalha.

Congresso:
O Congresso é um dos mecanismos legislativos do ePaís que é composto pelos congressistas eleitos ao dia 25 de cada mês. O número de congressistas eleitos pode ir de um mínimo de 1 até 10 por cada região que o ePaís tem em sua posse até um “limite” de 40 correspondendo a 4 regiões. Se um ePaís possuir mais do que 4 regiões poderá nomear mais um congressista por cada região extra. Somente cidadãos com um nível de experiência mínimo de 12 e pertencentes ao top5 de partidos podem concorrer ao cargo. Os candidatos oficiais são seleccionados pelo Presidente do Partido ao 24º dia de cada mês. Ao ser eleito, um congressista ganha uma medalha - “Membro do Congresso” -, 20 pontos de experiência e 5gold.
Em ePortugal, os congressistas reúnem-se no canal #assembleia para discutir e debater leis, ideias e propostas de assuntos militares, políticos e económicos que definem o futuro do nosso ePaís. Existe também um fórum (que contém parte pública - todos os cidadãos têm acesso - e parte privada - apenas os congressistas e o CP têm acesso) para criar votações, debater propostas, etc.
Um membro do congresso pode propôr e votar as seguintes leis: o valor PTE/gold a ser doado pelo Tesouro eNacional para um dos Ministérios; alterações de imposto; novo salário mínimo; impugnação do presidente; proposta de inimigo natural e, finalmente, dar cidadanias. Além de todas as leis acima mencionadas um congressista pode também votar naquelas que forem propostas pelo CP (ver definição de CP para mais detalhes).

CoD (Campaign of the Day) - Campanha do Dia:
Ordem de batalha determinada pelo Presidente do ePaís. As MU (Military Unit - Unidade Militar) podem reger-se por esta ordem e optar por colocá-la na respectiva Ordem Diária para os seus soldados lutarem. No entanto, este acto não é obrigatório já que depende das próprias prioridades de cada MU.

CP/CPM (Country President Medal) - Presidente do ePaís:
Eleito ao dia 5 de cada mês, tendo assim cada mandato a duração de um mês. Para um jogador se poder candidatar a CP deve ter um nível de experiência mínima de 18, estar afiliado a um partido do top5 (isto é, os 5 partidos com mais membros) e que o presidente desse partido o proponha como candidato. Todos os cidadãos podem votar nas eleições a CP sendo eleito o candidato com mais votos. O vencedor ganha uma Medalha de CP e 5 gold.
O CP tem a responsabilidade de gerir o ePaís formando um eGoverno. Cada candidato antes das eleições propõe o seu programa, os seus objectivos e a sua equipa. Uma vez eleito terá que pôr em prática esse programa, coordenando com os ministérios as várias acções de gestão do ePaís.
Um CP pode propôr e votar as seguintes leis: novo salário mínimo; proposta de inimigo natural; mensagem de boas-vindas aos novos cidadãos; pactos de protecção mútua com outros países; declarações de paz e guerra e, finalmente, propostas de embargo comercial. Além disto, o Presidente do ePaís pode ainda ser alvo de uma Impugnação, ou seja, ser “expulso” do seu cargo - uma proposta que só pode ser colocada e votada pelos membros do Congresso.
(Carrega neste link para acederes ao jornal da Presidência: Boletim da Presidência)

Imagem
Imagem

Damage - Dano:
O dano é o número de pontos com que atinges o teu inimigo por cada hit (tiro). O dano que provocas no teu oponente depende da força de cada um e do firepower das armas usadas. Consoante o dano que provocas precisarás de um ou mais hits para fazeres uma kill (isto é, matares um inimigo).

Durabilidade das armas:
As armas produzidas e vendidas têm todas um tipo de qualidade de 1 a 7, assim sendo, tens desde as armas Q1 até às armas Q7. A qualidade das armas (excepto a Q7) é determinada pela sua durabilidade - número de hits que podes dar com a arma até a gastares totalmente. Desta forma, por exemplo, uma arma Q1 tem como o próprio nome indica a durabilidade de 1hit ao passo que uma Q6 tem durabilidade 6. A excepção à regra é a arma Q7 que em vez de 7 tem 10 de durabilidade.
A tabela que se segue mostra qual a durabilidade e o poder de fogo de cada uma das armas:
Imagem

DO (Daily Order) - Ordem Diária:
Ordem de batalha definida pelo Comandante ou pelo Capitão do teu regimento da MU. É uma missão diária que, depois de completada (fazendo 25 kills, ou seja, matando 25 inimigos), obténs uma recompensa de uma barra de energia e uma bazooka.

Imagem
Imagem

Firepower - Poder de Fogo:
É o poder de fogo de cada arma que te permite determinar o dano que fazes por cada hit. A tabela que se segue determina a durabilidade de cada arma assim como o seu poder de fogo:
Imagem

FFs - Food Fights:
Representam os hits dados no campo de batalha. Por cada hit perdes 10 de saúde que corresponde a 1 FF logo, se tiveres 100 de saúde tens 10 FF’s. Para calculares as tuas FF’s basta dividires o número total de saúde disponível (ou seja, a que já recuperaste e aquela que ainda podes recuperar) e dividir por 10.

FRM (Food Raw Material) - Matéria-Prima de Comida:
FRM é a matéria-prima que necessitas para produzires comida na(s) tua(s) própria(s) empresa(s). O número de matéria-prima necessária depende da qualidade da comida que fabricas.

Imagem
Imagem

Hits:
Os hits referem-se ao número de vezes que necessitas de provocar dano num inimigo para o matar - fazer uma kill. O dano que provocas no teu oponente depende da força de cada um e do firepower das armas que vocês usam. Podes, por exemplo, necessitar de 3hits para matar um oponente e apenas 1 para matar outro.

HW/HWM (Hard Worker Medal) - Trabalhador Esforçado:
Esta é uma medalha que ganhas por cada 30 dias de trabalho (não tem que ser necessariamente seguidos). Quando ganhas a medalha ganhas também 5gold. Este gold é atribuído pelos admins como uma recompensa pela medalha.

Imagem
Imagem

Influence - Influência:
A influência é o número de pontos com os quais contribuis para uma batalha. Por cada kill que fazes, um determinado número de pontos é calculado através do valor do teu rank e do firepower da tua arma. Este número é adicionado à barra de influência do teu ePaís nessa batalha. A tua influência varia conforme a qualidade da arma com que lutas e o número de hits de que necessitas para matar um oponente, assim como da tua força e rank militar.

Ingame - Dentro do Jogo:
É uma expressão utilizada para nos referirmos a acções que se passam dentro do jogo. Por exemplo: “manda-me uma mensagem ingame”.

IRC - Internet Relay Chat:
Trata-se de uma plataforma de comunicação em tempo real através da Internet. Surgiu inicialmente em 1988 antes do Messenger, Skype, etc. Essencialmente criado para conferências e comunicação de grupo em fóruns de discussão chamados canais, permite também a conversação um a um através de mensagens privadas assim como a partilha de ficheiros.
(Se queres saber mais sobre o IRC, lê este tutorial: Tutorial de IRC)

Imagem
Imagem

Kill:
Uma kill é o termo usado para te referires a quando consegues matar um oponente. Uma kill é composta por hits, sendo que no mínimo necessitas de 1 hit para fazeres 1 kill. No entanto, isso depende da tua força e do firepower da arma com que lutas assim como da força e do firepower da arma do teu inimigo. Por cada kill que fazes, contribuis com pontos de influência para a batalha pelo teu ePaís.

Imagem
Imagem

Medals - Medalhas:
Também chamadas de “Achievements”, as medalhas são troféus que vais ganhando ao completares determinados critérios - tens ao todo 12 medalhas. Por cada medalha obtida, recebes 5gold (excepto na Battle Hero que tem uma recompensa diferente para cada divisão). O número de vezes que as ganhas aparece na base do troféu - podes ver quais e quantas já ganhaste no teu perfil.

Mibbit (Serviço Online de Chat):
O Mibbit é utilizado pelos jogadores para aceder ao chat (IRC) sem que se tenha de instalar o mIRC ou qualquer outro programa do género.

mIRC - My Internet Relay Chat:
Quando o IRC surgiu em 1988, os primeiros clients (clientes, em português) para o Windows eram extremamente básicos até que em 1995 surge o mIRC. A sua particularidade era de que além de ser um programa de chat online também permitia a linguagem de script - permitindo assim a criação de bots (robots que executam tarefas num canal), pesquisas no google entre outros comandos interessantes.

MDS - Ministério do Desenvolvimento Social:
O Ministério do Desenvolvimento Social é o ministério responsável por fomentar a componente social de ePortugal através de jogos ou concursos e está também encarregue do apoio ao desenvolvimento dos novos jogadores.
(Carrega neste link para acederes ao jornal do MDS: Boletim do MDS)

MM/MMM (Media Mogul Medal) - Magnata da Media:
Esta medalha é ganha por cada 1000 jogadores que subscrevam o teu jornal. Quando obténs a medalha, recebes também 5 gold. Este gold é atribuído pelos admins como recompensa pela medalha.

MoD (Ministry of Defense) - Ministério da Defesa:
O Ministério da Defesa é o ministério encarregue, como o próprio nome indica, pela defesa do nosso ePaís. Tem como objectivo, em conjunto com o CP, coordenar batalhas, transmitir ordens diárias de lutas, organizar guerras de resistência entre outras coisas.
(Carrega neste link para acederes ao jornal do MoD: Boletim do MoD)

MoF (Ministry of Finances) - Ministério das Finanças:
O Ministério das Finanças é o ministério encarregue das finanças de ePortugal.
(Carrega neste link para acederes ao jornal do MoF: Boletim do MoF)

MoFA (Ministry of Foreign Affairs) - Ministério dos Negócios Estrangeiros:
O Ministério dos Negócios Estrangeiros é o ministério encarregue pelo desenvolvimento das relações entre ePaíses.
É este que discute propostas acerca de NAP’s, MPP’s, alianças entre outros assuntos.
(Carrega neste link para acederes ao jornal do MoFA: Boletim do MoFA)

MPP (Mutual Protection Pact) - Pacto de Protecção Mútua:
Um MPP é um acordo militar entre dois ePaíses. Se um destes ePaíses atacar ou for atacado, o outro ePaís entrará de forma automática como aliado nessas batalhas, permitindo assim que se possa lutar nessas mesmas batalhas sem termos que nos mover para outra região.

MU (Military Unit) - Unidade Militar:
Uma Unidade Militar é um grupo militar organizado que é gerido por um Comandante e seus Sub-comandantes e onde, à partida, qualquer soldado se pode inscrever. Cada MU tem vários regimentos que são liderados pelos Capitães de Regimento (existem eleições para Capitão de Regimento ao dia 15 de cada mês). Quando entras numa Unidade Militar ficas com o estatuto de Recruta tendo que cumprir os requisitos definidos pelo Comandante - matar 10 inimigos e ter o rank militar mínimo exigido - para te tornares um membro oficial.
A partir do momento em que és membro oficial, passas a ter disponível a Daily Order, que consiste em derrotar 25 inimigos diariamente. Ao completares a DO tens duas recompensas: 1 barra de energia e 1 bazooka. São os Comandantes, Sub-comandantes e Capitães de Regimento que determinam a batalha da DO.

Imagem
Imagem

NAP (Non Aggression Pact) - Pacto de Não Agresssão:
Um NAP é um pacto entre duas nações para não se atacarem mutuamente. Não existe nenhuma funcionalidade do jogo para o Pacto de Não Agressão mas este é assinado normalmente entre os Presidentes dos dois ePaíses e com algumas contrapartidas caso algum deles quebre o acordo. Geralmente, o NAP é publicado no Boletim da Presidência de ambos os ePaíses envolvidos.

NE (Natural Enemy) - Inimigo Natural:
O Natural Enemy é uma lei em que se declara um ePaís como inimigo através de uma votação no Congresso em que só os próprios congressistas e o CP é que podem votar. A lei pode ser proposta tanto pelo CP como pelos congressistas, no entanto, só pode ser escolhido um ePaís que faça fronteira com ePortugal. Para que esta lei passe é necessário uma super maioria, ou seja, que 66% dos votos sejam a favor.
Este estatuto não é mútuo, isto é, o facto de um ePaís nos propor como NE não significa que esse ePaís também passe a ser nosso NE - para isso acontecer teríamos nós que propor o NE ao dito ePaís. Quando a lei é aceite é aberta uma guerra entre os dois ePaíses e durante o tempo que durar o estatuto de Inimigo Natural (7 dias), os cidadãos do ePaís que lançou o NE têm 10% de bónus no seu dano (apenas contra os cidadãos desse ePaís). Se os dois ePaíses deixarem de ter fronteiras o NE é automaticamente cancelado.

Imagem
Imagem

PP (Party President) - Presidente do Partido:
Um Presidente de um Partido é eleito ao dia 15 de cada mês pelos militantes do partido de que faz parte. Este, tem como objectivo gerir o partido e tratar de todo e qualquer assunto relacionado com o mesmo. Depois de eleito pode ainda escolher uma equipa para o ajudar durante o seu mandato: Vice-Presidente, Conselheiro, Secretário Geral e Porta-Voz.

PM (Private Message) - Mensagem Privada:
Normalmente usa-se este termo para as mensagens enviadas através do jogo. No entanto, também se começou a utilizar o mesmo termo dentro do chat para denominar conversas em privado (que geralmente em ambiente chat - IRC - são denominadas PVT que provém de private). Por isso, algumas pessoas passaram a dizer “PM ingame” para distinguir das conversas privadas no IRC.

PVT (Private) - Privado:
Termo usado no IRC para informar alguém que se vai falar em privado (numa janela à parte). Há quem use a sigla PM, muito embora essa seja mais adequada ao ambiente do eRepublik.

Imagem
Imagem

Rank Militar:
O Rank Militar é um rank que é contabilizado através do total de influência dada por um jogador ao longo da sua eVida - o dano de Small Bombs, Big Bombs e Rockets não é contabilizado. Existem actualmente 69 patentes que vão de Recruta a Titan***. Sempre que matas um inimigo recebes pontos para o rank e sempre que sobes de nível recebes um incremento de 5% de bónus de rank para a tua influência e ainda uma barra de energia. Podes ver qual é a tua patente actual no teu perfil logo a seguir ao Quadro das Medalhas.

RL (Real Life) - Vida Real:
Termo usado particularmente no ambiente do IRC quando nos queremos referir a factos da vida real, fora do contexto do jogo, sendo que o eRepublik é considerado uma Vida Virtual ou eVida.

RW (Resistance War) - Guerra de Resistência:
É o nome que se dá a uma guerra para libertação de territórios que estejam ocupados por um país opressor. Para iniciar uma destas guerras é necessário que 10 cidadãos se desloquem a essa região e apoiem o ínicio da RW com 1000 PTE cada um.

Imagem
Imagem

Ticket - Mensagem para os adminstradores do jogo:
Este é o nome dado às mensagens enviadas para os adminstradores do eRepublik. Podes aceder aos tickets através do link Contacts que se encontra no fundo da página. Na página dos Tickets podes ver os teus tickets enviados e outros já feitos. Basicamente, estes servem para deixares uma reclamação, reportares um erro no jogo, reportares alguém que suspeitas que tem múltiplas contas ou simplesmente fazer uma sugestão.

TO (Take Over) - Assumir o controle:
Termo que descreve a acção de assumir o controle seja de um canal de IRC, um partido, um ePaís, ou outra coisa. À parte disso, um TO é uma acção um pouco complicada de descrever e avaliar porque pode não ser assumido à partida por quem o vai dar mas percebe-se através das suas acções. Acontece só e quando o objecto do TO não o espera nem o quer. Por exemplo, quando um candidato externo a um partido se candidata a Presidente desse mesmo partido no sentido de assumir o controle do mesmo e tirá-lo do poder de outro, pode dizer-se que estamos perante um TO.

TW (Training War) - Guerra de Treino :
Uma TW é um acordo feito entre dois ePaíses para que haja uma batalha sem fins de ocupação - usada apenas para os cidadãos de ambos os países poderem lutar. O acordo pode ser feito em vários casos como por exemplo nenhuma das duas nações ter guerras activas, para se obter mais dano quando há Torneios, entre outros.

Imagem
Imagem

WaM (Work as Manager) - Trabalhar como gerente:
WaM é a abreviatura designada para a acção de trabalhares na(s) tua(s) própria(s) empresa(s) quer seja a produzir matéria-prima de comida/armas ou a produzir a comida/armas, em si.

Wipe - Limpar/Apagar:
Em termos militares, provém da expressão “To Wipeout” ou “Total Wipe” que significa destruição completa. Diz-se que um ePaís está em/leva wipe quando perde todas as suas regiões para um ou mais ePaíses.

WRM (Weapon Raw Material) - Matéria-Prima de Armas:
WRM é a matéria-prima que necessitas para produzires armas na(s) tua(s) própria(s) empresa(s). O número de matéria-prima necessária depende da qualidade das armas que fabricas.

Imagem

Esclarecimentos, dúvidas ou questões? Entra em contacto com o teu Governo.

Sem mais de momento,

A equipa do MDS de Agosto de 2013,
Catzii.22, Dom DomiBoss, Joane o Pai, MF95, ViriathusLusitania, nunopeb1, DJGABpt

A equipa do MDS de Abril de 2014,
ameryco, Anadrii, Filipe de Cabanas, Flame, Hugo Bettencourt, Thydan
Imagem
Avatar do Utilizador
Thydan
Napoleon
 
Mensagens: 692
Registado: 11 nov 2013, 22:45
Highscores: 0
Profile @ eRepublik

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante